PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Com 3 de Higuaín, Argentina atropela Coreia do Sul e fica perto de vaga

17 jun 2010 - 10h20
(atualizado às 14h48)
Compartilhar
Celso Paiva
Fábio de Mello Castanho
Direto de Johannesburgo

Com um futebol envolvente da linha ofensiva e sem dar chances para zebras, a Argentina não tomou conhecimento da Coreia do Sul, uma das surpresas da primeira rodada da Copa do Mundo, e venceu por 4 a 1, no Estádio Soccer City, nesta quinta-feira, em Johannesburgo. O jogo foi marcado por trapalhadas dos defensores das duas equipes, que acabaram dando gols de presente para o adversário, e por uma atuação inspirada de Higuaín, autor de três gols no duelo.

» Veja fotos de Argentina x Coreia do Sul

» Assista ao gol em 3D de Argentina x Coreia do Sul

» Dê a sua nota para os jogadores de Argentina x Coreia do Sul

No primeiro tento da partida, Messi bateu falta pela esquerda e Chu Young-Park desviou contra o próprio gol. Os argentinos fizeram diversas jogadas com toques rápidos pelo chão, mas não conseguiam vencer o goleiro Jung nos chutes e tiveram que usar as bolas paradas para conseguir o segundo gol, em uma cabeçada de Higuaín aproveitando cruzamento de Maxi Rodríguez.

A lambança do setor defensivo, porém, não foi um privilégio apenas dos sul-coreanos. No gol dos asiáticos, o zagueiro argentino Demichelis errou passe na frente de Chung Young-Lee, que roubou a bola e tocou na saída de Romero.

Amparado por Higuaín e Tevez, mais efetivos do que na estreia contra a Nigéria, Messi voltou a desempenhar um bom futebol, fazendo toda a jogada do terceiro gol e iniciando o lance do quarto, ambos marcados por Higuaín. Substituto de Verón, lesionado, Maxi Rodríguez deu mais velocidade ao meio-campo argentino.

A segunda vitória em dois jogos na Copa do Mundo deixa os "hermanos" bem próximos de uma vaga às oitavas de final. Só mesmo uma derrota diante da Grécia na terceira rodada, além de uma improvável combinação no saldo de gols, deixaria os virtualmente classificados argentinos eliminados. A Coreia do Sul está empatada com os gregos e jogará de olho no outro confronto do Grupo C.

O jogo

Salvo um ou outro momento durante a partida, o controle das ações no Soccer City esteve sempre com os argentinos. Melhor desde o início, a cabeça de chave do Grupo B dominou a Coreia do Sul e já achou o primeiro gol aos 17min. Messi cobrou falta pela esquerda e, distraído, Park Chu-Young colocou nas próprias redes.

Criando boas chances, a Argentina quase ampliou, primeiro com Higuaín e depois em cobrança de falta de Tevez. Enfim, o segundo gol saiu aos 32min: Maxi Rodríguez cruzou da esquerda, Burdisso desviou e Higuaín só empurrou para as redes.

O primeiro tempo tinha a cara da Argentina e os sul-coreanos pareciam até conformados com uma derrota ainda na primeira etapa. Aceso, Di María exigiu boa defesa de Jung Sung-Ryong, que quase foi vazado por Messi: em linda jogada, o atacante do Barcelona limpou toda a marcação e viu a bola passar próxima da meta. Em um vacilo de Demichelis, aos 45min, a Coreia diminuiu com Lee Chung-Yong, que roubou do zagueiro e fez.

Esperançosa pela igualdade, a Coreia do Sul voltou mais ofensiva no segundo tempo e Yeom Ki-Hun quase empatou aos 12min, mas chutou para fora. Foi um pecado mortal, já que o lance acordou a Argentina e deu início a um massacre nos instantes finais.

Sergio Agüero havia acabado de sair do banco de reservas: na primeira jogada, deu belo passe a Messi, que chutou duas vezes até a bola cair limpa no pé esquerdo de Higuaín, que só teve o trabalho de empurrar.

Aproveitando a oportunidade, Agüero fez nova boa jogada e, da esquerda, colocou a bola com precisão milimétrica na cabeça de Higuaín, que marcou o terceiro e foi substituído logo depois, sendo ovacionado pela torcida de Johannesburgo.

As duas seleções voltam a jogar na terça-feira da próxima semana. Em Durban, a Coreia do Sul tentará a classificação diante da Nigéria. Na mesma hora (15h30 de Brasília), a Argentina enfrenta a Grécia em Polokwane.

FICHA TÉCNICA

Argentina 4 x 1 Coreia do Sul

Gols:

Argentina: Park Chu-Yong (contra) aos 17min do 1º tempo, Higuaín aos 33min do 1º tempo, Higuaín aos 31min do 2º tempo e Higuaín aos 35min do 2º tempo

Coreia do Sul: Lee Chung-Yong aos 46min do 1º tempo

Ponto Forte da Argentina
Toque de bola rápido

Ponto Forte da Coreia do Sul
Jogadas pela direita

Ponto Fraco da Argentina
O desligado Demichelis

Ponto Fraco da Coreia do Sul
Pouca ambição

Personagem do jogo
Higuaín, autor de três gols

Esquema Tático da Argentina
4-1-3-2
Romero; Jonás Gutiérrez, Samuel (Burdisso), Demichelis e Heinze; Mascherano; Maxi Rodríguez, Messi e Di María; Higuaín (Bolatti) e Tevez (Agüero)

Técnico: Diego Maradona

Esquema Tático da Coreia do Sul
4-4-2
Jung Sung-Ryong; Oh Beom-Seok, Cho Yong-Hyung, Lee Jung-Soo e Lee Young-Pyo; Lee Chung-Yong, Ki Sung-Yong (Kim Nam-Ii), Kim Jung-Woo e Ji Sung-Park; Yeom Ki-Hun e Park Chu-Young (Lee Dong-Gook)

Técnico: Huh Jung-Moo

Cartões amarelos
Argentina: Heinze, Jonás Gutiérrez, Mascherano

Lee Chung-Yong, Yeom Ki-Hun

Árbitro

Frank De Bleeckere (Bélgica)

Local
Soccer City Stadium, em Johannesburgo

Argentina 4 x 1 Coreia do Sul: Veja animação dos gols em 3D:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade