PUBLICIDADE

Com interino, Palmeiras faz 4 e aumenta "ressaca" do Grêmio

22 mai 2010 - 20h27
(atualizado às 21h40)
Compartilhar

O Palmeiras foi bem na primeira exibição no Campeonato Brasileiro desde a polêmica discussão que culminou com a saída do atacante Robert e do técnico Antônio Carlos. Na provável despedida do Estádio Palestra Itália, a equipe rapidamente abriu 2 a 0 e chegou a sofrer o empate do Grêmio, mas venceu por 4 a 2, aumentando a "ressaca" dos visitantes, eliminados na Copa do Brasil.

O resultado obtido no sufoco serviu para manter a boa campanha do Palmeiras no Brasileiro. Com sete pontos, o time alcança o Botafogo, que também neste sábado havia superado o Goiás por 3 a 0. Ambos ainda aguardam o resultado do Corinthians, que tenta manter o 100% de aproveitamento na competição às 16h (de Brasília) deste domingo, contra o Grêmio, no Pacaembu.

Sem Antonio Carlos, os mandantes foram dirigidos pelo interino Jorge Parraga e agradaram à torcida.

Agora, o estádio deve ser fechado para reformas, ainda que um grupo de conselheiros do clube tente alterar o projeto da construção da arena, o que pode atrasar as obras. Especula-se que a verdadeira despedida ocorra somente em um amistoso durante a Copa do Mundo. A definição do assunto sai até o fim de maio.

Ainda podendo aproveitar o fator campo, o Palmeiras conseguiu a segunda vitória em casa no campeonato marcando dois gols em 29 minutos, ambos com Ewerthon. A reação gremista começou ainda no primeiro tempo, graças a Jonas, e provocou o empate no início do segundo, com Hugo.

No entanto, Maurício Ramos e Cleiton Xavier apareceram para dar novamente tranquilidade ao Palmeiras, aumentando a "ressaca" do Grêmio. Eliminado na última quarta-feira pelo Santos na semifinal da Copa do Brasil, o time segue discreto no Brasileiro: com um ponto, ocupa a 18ª posição.

O Jogo
Pelos minutos iniciais do confronto no Palestra Itália, o setor ofensivo Grêmio mostrou que não estava tão abalado pela recente eliminação na Copa do Brasil. Os gaúchos tomaram a iniciativa das ações e deram trabalho em arremates de fora da área. O goleiro Marcos teve boa participação.

Já na defesa gremista, a realidade era diferente. No primeiro gol palmeirense, aos 15min, duas falhas gritantes. Ewerthon aproveitou escorregão de Rodrigo e encontrou espaço para bater firme da entrada da área. Em um movimento estranho, o goleiro Victor deixou a bola passar por baixo de seu corpo.

Supostamente um dos envolvidos na polêmica balada da madrugada de segunda-feira no Rio de Janeiro, Ewerthon estava acordado em campo. Aos 30min, ele marcou o segundo gol depois de aproveitar o rebote do goleiro Victor, que havia praticado uma grande defesa. Revoltados, os gremistas reclamaram, corretamente, de impedimento no lance.

Para corrigir as desatenções da defesa, o ataque do Grêmio voltou a funcionar a partir dos 31min. Jonas recebeu passe de Fábio Rochemback, dominou com estilo dentro da área e finalizou de perna esquerda, cruzado, sem chances para Marcos. Ainda no primeiro tempo, os gaúchos tiveram chance para igualar o placar, mas Leandro errou o alvo dentro da área.

Antes do intervalo, houve tempo para uma confusão, já que Marcos Assunção não gostou de uma falta de Douglas no meio-campo. De forma infantil, os dois trocaram empurrões na frente do árbitro e acabaram expulsos de campo.

No início do segundo tempo, a vantagem palmeirense foi para o espaço rapidamente. Aos 3min, a manjada bola parada matou o Palmeiras. Fábio Rochemback cruzou para o cabeceio de Hugo no canto direito de Marcos: 2 a 2.

No momento em que torcedor paulista estava quieto, o Palmeiras respondeu. Aos 15min, Vitor bateu escanteio da direita e viu Maurício Ramos esbanjar impulsão para ganhar a disputa pelo alto com a zaga. Na potente cabeçada do defensor, Victor nada pôde fazer.

Empolgado, o Palmeiras definiu a fatura com uma jogada do jovem Vinícius, 16 anos, a novidade entre os titulares no lugar do dispensado Robert. O jovem avançou pela direita, foi insistente depois de perder o ângulo e cruzou para a conclusão de Cleiton Xavier fechar o marcador.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras 4 x 2 Grêmio

Gols:

Palmeiras: Ewerthon, aos 15min e aos 29min do primeiro tempo; Mauricio Ramos, aos 15min do segundo tempo, e Cleiton Xavier, aos 25min do segundo tempo

Grêmio: Jonas, aos 31min do primeiro tempo, e Hugo, aos 3min do segunto tempo

Ponto Forte do Palmeiras

Saídas nos contra-ataques: desse modo, marcou o segundo e o quarto gols

Ponto Forte do Grêmio

Mesmo com o resultado bastante adverso, conseguiu chegar ao empate

Ponto Fraco do Palmeiras

Muitos erros de passe na criação das jogadas

Ponto Fraco do Grêmio

Falhas defensivas, especialmente a do zagueiro Rodrigo, no lance que abriu o placar da partida

Personagem do jogo

Ewerthon: após chegar atrasado à concentração na polêmica que demitiu Robert, o atacante marcou dois gols

Lance polêmico

Ewerthon estava impedido no lance do segundo gol; ambos os clubes reclamam de pênalti: um em Vitor e outro em Armero

Esquema Tático do Palmeiras

4-4-2

Marcos; Vitor, Léo (Mauricio Ramos), Danilo e Armero; Edinho, Marcos Assunção, Márcio Araújo e Cleiton Xavier; Ewerthon (Souza) e Vinicius (Paulo Henrique). Técnico: Jorge Parraga (interino)

Esquema Tático do Grêmio

4-4-2

Victor; Joílson, Ozéia, Rodrigo e Bruno Collaço (Maylson); Adílson, Fábio Rochemback, Hugo e Douglas; Leandro (William) e Jonas.Técnico: Silas.

Cartões Amarelos

Palmeiras: Edinho, Márcio Araújo e Vinícius

Grêmio: Ozéia, Fabio Rochemback e Adílson

Cartões Vermelhos

Palmeiras: Marcos Assunção
Grêmio: Douglas

Árbitro

Paulo H. Godoy Bezerra (SC)

Local

Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)Com informações da agência Gazeta Press

Armero (esq) e Ewerthon fazem dança e comemoram liderança provisória do Palmeiras no Brasileiro
Armero (esq) e Ewerthon fazem dança e comemoram liderança provisória do Palmeiras no Brasileiro
Foto: Léo Pinheiro / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade