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Jogos Inverno 2010

Com Olimpíada, Vancouver é tomada por "febre consumista"

23 fev 2010 - 09h08
(atualizado às 09h12)
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Tarian Chaud
Direto de Vancouver

De camisas oficiais dos atletas de hóquei até abridores de garrafa. Tudo com o logotipo dos Jogos Olímpicos de Inverno ou as cores do Canadá. Além de uma praça de esportes, Vancouver se transformou em um grande shopping neste mês de fevereiro.

A chegada de mais de 350 mil pessoas à cidade e a onda de patriotismo dos canadenses aqueceram o comércio. Passam pela loja oficial dos Jogos cerca de 50 mil pessoas por dia desde o início do evento. Antes de entrar, os consumidores chegam a esperar até 1h30 em uma longa fila na calçada. Sem desanimar.

O produto mais procurado é um par de luvas vermelhas que tem bordados os aros olímpicos e a folha de plátano (símbolo do Canadá). Mais de três milhões de pares - cada um pelo preço de 10 dólares canadenses (cerca de R$ 17) - foram vendidos somente na loja oficial, que ficou aberta durante a madrugada no último final de semana. O sucesso foi tão grande que o estoque acabou. No total, o volume de vendas até agora já triplicou a meta inicial.

Nos corredores, onde o empurra-empurra é grande, é possível encontrar agasalhos, camisetas, chaveiros, cachecóis, garrafas térmicas e lençóis, entre muitas outras coisas. A variedade é enorme, mas os preços não são tão amigáveis assim. Os casacos mais pesados saem por mais de 500 dólares canadenses (aproximadamente R$ 865), enquanto uma mascote de pelúcia em tamanho grande custa 350 dólares canadenses (o equivalente a R$ 605).

A febre olímpica espalha lucro pelos demais comerciantes da cidade. No centro, as vitrines são recheadas com produtos relacionados à Olimpíada e pintadas nas cores do país anfitrião. Do lado de dentro, pessoas quase desesperadas para levar para casa uma lembrança ou comprar algo para demonstrar o orgulho de ser canadense nos locais de competição.

"Quero fazer parte da festa e mostrar meu amor pelo Canadá", diz a estudante Katie Montgomery, que carrega uma camiseta vermelha e um gorro em direção ao caixa de uma loja em que até os vendedores estão vestidos com as cores canadenses.

Repletos de penduricalhos, os moradores e turistas caminham pela Robson Street - principal rua comercial de Vancouver, fechada pela polícia para facilitar o trânsito das milhares de pessoas. A caminho dos estádios e ginásios, um mar vermelho de torcedores com roupas e bandeiras do Canadá.

Mesmo depois que a chama olímpica for apagada, no próximo domingo, os fãs encontrarão novas opções no mercado. A marca Vancouver 2010 planeja licenciar produtos para serem lançados ao final dos Jogos, como CDs com as músicas cantadas nos ginásios de hóquei e nas cerimônias de abertura e encerramento.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

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Fonte: Terra
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