PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Com parceria de 13 anos, canadense comemora ouro até no banho

23 fev 2010 - 06h54
(atualizado às 09h08)
Compartilhar

Responsáveis pelo primeiro título do continente americano na dança do gelo olímpica, os canadenses Tessa Virtue e Scott Moir viram um trabalho de 13 anos chegar a seu ponto alto na noite desta segunda-feira. Recompensados, eles se sentem agora tão felizes que Moir já adiantou que, durante a semana, não tirará a medalha de ouro do peito nem para tomar banho.

Virtue, 20 anos, e Moir, 22, dançam juntos desde que eram crianças. Donos da prata no Campeonato Mundial de Patinação Juvenil em 2005 e do Profissional em 2008, eles saltaram um degrau no pódio justamente na Olimpíada de Vancouver, onde levantaram as 12 mil pessoas das arquibancadas e quebraram um jejum: desde 1976, quando a modalidade foi integrada ao programa olímpico, as conquistas ficaram sempre para casais europeus, sendo sete para russos ou soviéticos.

Neste ano, os representantes da Rússia, Oksana Domnina e Maxim Shabalin, ficaram na terceira colocação graças à dupla local. "Este é o momento com o qual sonhamos. Não poderíamos estar mais felizes", disse Moir, prometendo algo curioso para comemorar. "Vou usar a medalha até no chuveiro, não a tirarei do peito por toda esta semana".

Virtue, por sua vez, lembrou-se de todo o caminho percorrido até a consagração em Vancouver, neste momento o "lugar favorito" do casal em todo o mundo. Por causa da parceria de 13 anos, os canadenses abriram mão de uma vida convencional durante a adolescência para fazer o que fizeram na última segunda. "Nós crescemos juntos e somos melhores amigos. Temos tanta sorte de ter um ao outro", afirmou.

Entenda a prova de dança no gelo da patinação artística

Na dança do gelo da patinação artística, um casal é avaliado pelo corpo de juízes por seu ritmo, interpretação da música e precisão dos passos. Diferentemente da prova de duplas da modalidade, não há saltos ou outras manobras. Como na dança do salão, os patinadores ficam em contato durante a maior parte da apresentação.

A disputa é dividida em três partes: dança obrigatória, definida por sorteio, dança original, na qual o casal atua em um estilo pré-definido (em Vancouver é o Folk/Country Dance) e dança livre, em que os atletas escolhem a música e definem a coreografia. Quem tiver mais pontos na soma das notas ganha o ouro.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Patinação Artística - Dança - Livre - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade