1 evento ao vivo

Com "atletas gigantes", Guadalajara já respira Jogos Pan-Americanos

16 set 2011
08h58
atualizado às 09h03
Celso Paiva
Marcelo do Ó
Direto de Guadalajara

Basta chegar ao aeroporto de Guadalajara para ver que a cidade já respira os Jogos Pan-Americanos, que se inicia no dia 14 de outubro. Ao pisar na cidade, os turistas já veem banners gigantes com o símbolo do evento e diversos bonecos nos vidros do aeroporto, que lembram cada uma das modalidades que serão disputadas em solo mexicano.

Na estrada que leva do aeroporto para a cidade é possível ver uma paisagem que lembra um pouco o passado, com carros antigos e diversas casas rústicas, mas que se mistura com o moderno, com gigantes edifícios de empresas nacionais e multinacionais, além do trânsito característico das grandes cidades mundiais.

Nestes imensos prédios, é possível ver a referência aos Jogos mais impactante aos olhos de quem passa: imagens de atletas que participarão do Pan, com uma altura equivalente a 10 andares. Entre os escolhidos, está a dupla brasileira de vôlei de praia Emanuel e Alison, campeões mundiais nesta temporada.

Uma praça próxima à famosa Universidade de Guadalajara também homenageia o Pan, com pinturas de várias modalidades. Destaque para o salto ornamental, tido como uma grande esperança de medalha dos mexicanos.

No Expo Guadalajara, local onde fica o IBC ("casa" das emissoras com direito de transmissão dos Jogos) e onde acontecerá as lutas de boxe, uma luva imensa com uma imagem de um boxeador chama a atenção de quem passa pelo local.

As mudanças no aspecto visual da cidade agradam. Os habitantes de Guadalajara se mostram felizes com a chegada de estrangeiros para acompanhar o evento e se mostram esperançosos no sucesso da competição.

"Os Jogos Pan-Americanos abriu uma porta ótima para o turismo e a criação de empregos na cidade. A cidade melhorou, com uma série de modernizações que foram feitas pelo governo, como a via Pan-Americana. Os Jogos também viraram uma fonte de trabalho para outras pessoas, como é o caso da área da construção. Tomara que seja o primeiro de muitos eventos esportivos aqui", disse Cristina Fonseca Torrez, 52 anos.

Terra em Guadalajara

Pouco menos de um mês antes do início das competições, o Terra dá o pontapé inicial na cobertura in loco dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Com uma equipe que contará com mais de 80 profissionais, a maior empresa de internet da América Latina transmitirá a competição em até 13 canais simultâneos na web, iPad, tablets e celular.

Além disso, o Terra terá um estúdio dentro do IBC, de onde serão realizados diversos programas durante os Jogos Pan-Americanos. Antes do início do evento, o internauta poderá acompanhar toda a preparação de atletas, detalhes da organização e preparativos para a competição, com conteúdo em texto, fotos e vídeos.

Fonte: Terra
publicidade