PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jogos Inverno 2010

Com "Welcome to the jungle", ginásio canadense vira La Bombonera

26 fev 2010 - 13h05
(atualizado às 13h17)
Compartilhar
Anderson Giorge
Direto de Vancouver

Com quase 20 mil pessoas, o Canada Hockey Place virou um "turbilhão" na decisão feminina do hóquei. O ginásio ficou completamente dominado de vemelho e com os gritos de "Go Canada" tomando conta do local.

Na final, o Canadá levou a melhor e conquistou o tricampeonato olímpico ao superar os Estados Unidos por 2 a 0, com os gols marcados ainda no primeiro período por Marie-Philip Poulin.

Diferentemente da "triste rotina" brasileira no caminho dos estádios de futebol, o Canadá está em outro patamar com ônibus e linhas de metrô parando na porta do ginásio. No momento do retorno, os transportes estão todos disponíveis para os torcedores - e o melhor com filas mínimas e sem empurra-empurra.

No ginásio, a atmosfera estava perfeita para os canadenses. O ginásio estava com mais de 95% tomado pela torcida local e poucos americanos balançavam as suas bandeiras. Quando gritavam o famoso "USA", eram rapidamente abafados pelo "Go Canada".

Na entrada dos árbitros e da seleção canadense, o ginásio abriu o som com uma música famosa dos Guns N' Roses nos anos 90 - "Welcome to the jungle" (Bem vindo à selva), transfomando-se em algo que lembra La Bombonera, o estádio do Boca Juniors.

Desde o início, torcida canadense se juntou às atletas e pressionou as americanas até abrir o placar e ampliá-lo em 2 a 0. A partir daí, a festa se estendeu até a festa no pódio.

No hóquei feminino, os gritos de guerra e provocação não existem. Os canadenses apenas agitam as suas bandeiras, gritam o nome do país e, às vezes, precisam ser incentivados pelo telão quando o jogo fica monótono.

No entanto, no momento dos gols da vitória canadense e da entrega da medalha de ouro, a torcida "enlouqueceu". Mas os fãs repetiam os gritos quando alguma jogadora dos Estados Unidos era punida com dois minutos de suspensão e quando a goleira Shannon Szabados parava o ataque americano.

Uma jogadora canadense comentou como foi ser campeã diante da torcida local. "Essa é uma sensação incrível. Sonhei com esse dia desde que eu nasci. Não podia ser melhor", disse Rebecca Johnston, camisa 6.

Nos intervalos dos períodos, muitos se levantavam para pegar cervejas, refrigerantes, hot dogs ou para ir ao banheiro. No entanto, no retorno, os fãs não podiam voltar aos seus lugares se a partida não estivesse interrompida.

A partida terminou e todos se levantaram e partiram em direção ao melhor transporte para retornar aos seus hotéis e residência. Agora a expectativa da torcida é para mais um ouro, desta vez no hóquei masculino.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Veja melhores imagens do dia 25, em Vancouver:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade