PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Com recorde de Terezinha, Brasil domina e garante 2 medalhas nos 100 m

4 set 2012 - 08h38
(atualizado às 10h53)
Compartilhar
Danilo Vital
Direto de Londres

Após a dobradinha de Terezinha Guilhermina e Jerusa Santos nos 200 m rasos T11 (para atletas deficientes visuais), a final dos 100 m rasos T11 também terá maioria brasileira no pódio. Isso porque, com a classificação de Terezinha Guilhermina - com direito a quebra de recorde paralímpico -, Jerusa Santos e Jhulia Santos à final da prova, que contará com apenas quatro atletas, o Brasil garantiu no mínimo duas medalhas na disputa.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

Contando com 12 atletas divididas em três baterias, a eliminatória dos 100 m rasos T11 teve pleno domínio brasileiro. Na primeira disputa, Jerusa Santos dividiu a liderança com a chinesa Juntingxian Jia por boa parte do tempo, mas arrancou no fim, cravou 12s68 e terminou na primeira posição 19 centésimos à frente de sua rival, que marcou 12s87.

Na segunda classificatória, foi a vez de Terezinha brilhar. Com um ritmo alucinante, a brasileira abriu grande vantagem e terminou na primeira colocação com o tempo de 12s23, novo recorde paralímpico.

Já na terceira bateria, Jhulia do Santos, que ficou na quarta posição nos 100 m rasos T11, também apresentou um excelente desempenho, vencendo a disputa com 12s88, sua melhor marca pessoal.

A final dos 100 m rasos T11, que, além das três brasileiras, contará com a chinesa Juntingxian Jia, será realizada na próxima quarta-feira (05), às 16h17 (de Brasília). A disputa terá um "gostinho" de revanche para as brasileiras, que, nos 200 m rasos T11, perderam a oportunidade de formar um pódio completamente "verde-amarelo" por causa da asiática, que terminou na terceira posição após polêmica sobre ter sido puxada por seu atleta-guia quando estava próxima da linha de chegada.

A brasileira é a favorita para a prova mais rápida do atletismo paralímpico
A brasileira é a favorita para a prova mais rápida do atletismo paralímpico
Foto: Marcio Rodrigues/CPB / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade