PUBLICIDADE

Com sol e samba, tocha olímpica inicia rota pelo Reino Unido

19 mai 2012 - 04h10
(atualizado às 10h11)
Compartilhar
Ulisses Neto
Direto de Cornwall (Inglaterra)

Depois de muitos ensaios e contagens regressivas, os britânicos começaram a viver de fato os Jogos de Londres 2012 na manhã deste sábado. O início da trajetória da tocha olímpica pelo país teve todos os ingredientes de uma grande festa: sol, organização, grande presença de público e até samba.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de prata de 1988

A chama, que aterrissou na região da Cornualha na noite de ontem, foi trazida da base aérea de Culdrose para Land's End (distante 480km de Londres) em um helicóptero militar. A aeronave pousou no extremo sudoeste da Inglaterra pontualmente às 7h, para o delírio das centenas de pessoas que começaram a chegar no local cerca de três horas antes.

A maioria do público era formada por moradores da região, que não perderam a oportunidade de acompanhar o inicio da rota que vai durar 70 dias e passar por 1019 cidades, até chegar em Stratford, leste de Londres, para a cerimônia de abertura dos Jogos em 27 de julho.

A chegada até Land's End já mostrou um pouco do que será a organização durante os Jogos Olímpicos, com muita presença policial e acesso extremamente restrito para veículos particulares. Para ver a tocha de perto, foi preciso estacionar o carro a cerca de dois quilômetros de distância do local onde a tocha foi acesa.

Depois disso, o resto do percurso era feito por ônibus públicos. Tudo sob o olhar de um batalhão de policiais e cães farejadores. A presença ostensiva, no entanto, não chegava a intimidar. E os agentes de segurança orientavam a entrada e saída dos curiosos com paciência.

Para esquentar o publico que aguardava a chegada da tocha, um grupo musical da região apresentou uma versão inglesa de um bloco de carnaval. Foi o suficiente para animar a multidão, além de fazer esquecer a temperatura de 10ºC e a brisa gelada que vinha do mar.

A passagem da tocha por Land's End, contudo, foi curta. Apenas cerca de 200 m antes de passar por estradas e seguir caminho pela Cornualha. A recompensa para os que acordaram cedo e enfrentaram o frio veio minutos depois, quando os primeiros carregadores da tocha voltaram para atender os fãs. Entre eles, o velejador britânico Ben Ainslie, o primeiro a desfilar com o símbolo olímpico. Ainslie, vencedor de três medalhas de ouro e uma de prata em Olimpíadas, foi escolhido pelo Comitê Organizador de Londres 2012 (Locog) por ser, em palavras de seu presidente, Sebastian Coe, "um desportista que trabalhou duro para conquistar seus objetivos".

O velejador, 35 anos, é a primeira das cerca de oito mil pessoas que se revezarão para transportar a chama pelos pontos mais emblemáticos da Grã-Bretanha antes de chegar de forma triunfal ao Estádio Olímpico de Londres em 27 de julho.

Com informações da agência EFE

Ainslie, vencedor de três medalhas de ouro e uma de prata em Olimpíadas, foi escolhido pelo Comitê Organizador de Londres 2012 para iniciar o percurso
Ainslie, vencedor de três medalhas de ouro e uma de prata em Olimpíadas, foi escolhido pelo Comitê Organizador de Londres 2012 para iniciar o percurso
Foto: AP
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade