0

Com Terezinha líder, Brasil garante duas medalhas nos 200 m

2 set 2012
08h57
atualizado às 09h51

A primeira prova das eliminatórias do atletismo desse domingo trouxe uma grande notícia para o Brasil. Das quatro atletas classificadas para a final dos 200 m T11, três são brasileiras. Isso já garante duas medalhas para o País na decisão, que ocorrerá ainda neste domingo, às 15h24 (de Brasília).

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

Assim como aconteceu na primeira eliminatória da prova, a liderança das semifinais ficou com Terezinha Guilhermina, que não quebrou o recorde mundial como havia conseguido no dia anterior, mas manteve a ponta com o tempo de 26s70.

O segundo tempo foi de Jerusa Santos, que completou a prova em 25s97. Em seguida, veio a chinesa Juntingxian Jia, única "intrusa" entre as brasileira, com o tempo de 26s25. Por fim, Jhulia Karol, com o tempo de 26s70.

Terezinha também competiu nos 400 m T12, competição em que fez 1min00s01 e terminou com o quarto melhor tempo. A semifinal da categoria acontece nesta segunda-feira, às 7h.

Outros dois brasileiros não tiveram bom desempenho e ficaram de fora das finais. Nos 400 m T53, Ariosvaldo Silva, o Parré, completou a prova em 52s44 e fez o décimo tempo. Já Edson Pinheiro foi desclassificado e não conquistou índice.

Manhã tem três recordes mundiais

A manhã do domingo também foi marcada pela quebra de três recordes mundiais, sendo todos em decisões de provas. No lançamento de dardo F12/13, a sérvia Tanja Dragic ganhou o ouro com a marca de 42m51, a melhor da modalidade.

No arremesso de peso F35/36, Marilia Pomazan, da Ucrânia, foi campeã e bateu a maior marca da história com 1062 pontos. A brasileira Marivana Oliveira participou da prova e ficou no oitavo lugar, com 677 pontos. No salto em distância, a australiana Kelly Cartwright venceu com 5m38 e quebrou o recorde mundial.

Terezinha terminou na primeira colocação pela segunda vez consecutiva na prova
Terezinha terminou na primeira colocação pela segunda vez consecutiva na prova
Foto: AP
Fonte: Terra
publicidade