1 evento ao vivo

Comitê de Londres 2012 quer alojar policiais em navio de cruzeiro

4 ago 2010
12h11
atualizado às 12h52

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres planeja instalar um navio de cruzeiro na cidade de Portland, onde serão realizadas as competições marítimas, para alojar cerca de 800 policiais que trabalharão na segurança do local durante o evento.

Segundo uma fonte de segurança citada pela agência local Press Associated, a Polícia prefere um alojamento flutuante, pois é mais barato e estaria situado muito perto das instalações esportivas.

"Uma pesquisa identificou o uso de um navio para alojamento como a solução mais efetiva, tal como foi em Vancouver", indicou essa fonte.

De acordo com os organizadores, o navio seria uma embarcação privada com custo de R$ 19 milhões com 432 cabines, um modelo similar ao dos Jogos Olímpicos de Vancouver que permite economizar custos, já que alguns dos profissionais compartilhariam cabines e se organizariam por turnos.

As autoridades, no entanto, divergem sobre a proposta. Alguns temem o mau comportamento dos próprios policiais, bem como a possível reação pública contra o uso de um navio de férias pelas forças de segurança.

Outros entendem a iniciativa como uma solução para reduzir ao máximo o tempo necessário para atender qualquer emergência. As cidades de Weymouth e Portland abrigarão todos os eventos esportivos de navegação, que serão realizados entre 27 de julho e 12 de agosto de 2012.

Em Londres, o alojamento da maioria do pessoal será distribuído em universidades, mas o Comitê Organizador dos Jogos está analisando também a instalação de quatro navios no rio Tâmisa, que cruza a capital britânica, e em uma área do leste da cidade perto da Vila Olímpica.

Estádio Olímpico de Londres em reforma para os Jogos Olímpicos de 2012
Estádio Olímpico de Londres em reforma para os Jogos Olímpicos de 2012
Foto: AP
EFE   
publicidade