2 eventos ao vivo

Comitê faz balanço do Pan e diz que tráfico não será problema

8 set 2011
10h19

O diretor do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, Carlos Andrade Garín, assegurou que a 36 dias do começo do evento esportivo, os preparativos caminham de forma otimista. "A organização do Pan está dentro dos conformes, com muito trabalho e em vias para que façamos grandes jogos", disse.

Andrade Garín visitou na quarta-feira passada a Cidade do México para uma reunião de trabalho. Depois do encontro o diretor brincou que, nos últimos dias, os integrantes da sua equipe dormem menos porque há mais trabalho.

"Temos que superar os Jogos do Rio de Janeiro 2007; se organiza um Pan para que seja os melhor. A diferença do evento deste ano para o do Rio é que nós construimos 23 instalações novas. Além disso, como nossa cidade é menor, dará mais calor aos Jogos e teremos um programa cultural muito rico", disse.

Sobre as pendências, Garín falou que é preciso estar de olho na construção do estádio de atletismo, cujo atraso de seu a demora das autorizações para utilizar os terrenos adequados. "Ainda nos falta, mas terminaremos tudo a tempo. Será um bom estádio e não um elefante branco".

Os integrantes do Comitê Organizador asseguraram que os problemas de tráfico de Guadalajara não impedirão o desenvolvimento dos Jogos, até porque há uma pista de mais de 10 km exclusiva para os envolvidos no evento.

Até hoje, 1.391 jornalistas estão credenciados para cobrir o evento. Segundo Garín, eles terão todas as facilidades nas sedes das competições e um Centro de Imprensa de 2.860 m².

Ao se referir a capacidade do México de organizar grandes eventos desportivos, o diretor falou que já foi comprovada pelos Jogos Olímpicos de 68 e as Copas de 70 e 86. "Gostamos de atender os estrangeiros. Além disso, somos alegres e receberemos os visitantes com muito gosto", assegurou.

De 14 a 30 de outubro, o México será o primeiro país organizador de três edições dos Jogos Pan-Americanos. Mas será a estreia de Guadalajara como sede do evento, pois as edições de 1955 e 1975 foram na Cidade do México.

O estádio de atletismo é uma das pendências para o Pan de Guadalajara
O estádio de atletismo é uma das pendências para o Pan de Guadalajara
Foto: Copag / Gentileza
EFE   
publicidade