PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Comovido, Shaun White diz que georgiano era "da família"

13 fev 2010 - 10h52
(atualizado às 19h43)
Compartilhar

Um dos atletas mais badalados dos Jogos de Inverno, o snowboarder Shaun White lamentou a morte do georgiano Nodar Kumaritashvili após acidente durante treino de luge na última sexta-feira.

"A morte comoveu a todos . Durante o tempo em que estivermos aqui, todos faremos parte da mesma família", disse o americano.

Outros atletas de snowboard provaram que a tragédia abalou o clima da Vila Olímpica. "Foi algo insano, que faz você parar um pouco e pensar", afirmou o canadense Kurn Bains.

Já Evan Hayter, australiano, também se disse triste, mas lembrou a vida de risco dos atletas. "Quando você faz algo como luge, skeleton, ou bobsled, fica em uma fina linha entre a a habilidade e o perigo".

Entenda o caso

O georgiano Nodar Kumaritashvili, 21 anos, morreu nesta sexta-feira após sofrer um grave acidente no treinamento do luge, no Whistler Sliding Center. O atleta estava em uma velocidade de 144 km/h quando perdeu o controle de seu trenó, bateu contra a parede de gelo e, depois, contra uma haste na pista.

A equipe médica dos Jogos de Vancouver tentou realizar procedimentos de reanimação, como massagem cardíaca e respiração boca a boca, antes de chamar um helicóptero para transferir Kumaritashvili ao hospital. O atleta, que havia iniciado a carreira profissional há dois anos, teve a morte anunciada horas depois pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Após morte de atleta, veja os perigos do Luge:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade