PUBLICIDADE

Competidor de 45 anos faz melhor nota no rodeio de Promissão

10 ago 2012 - 17h49
Compartilhar

Para ele, idade não é documento. Nilton Donizete de Souza, conhecido como "Tuquinha", foi o melhor da noite de ontem, 9, na modalidade cutiano (montaria em cavalo), durante a 37ª Festa do Peão de Promissão (480 quilômetros de São Paulo).

Nilton Donizete depois da vitória na primeira rodada na modalidade cutiano
Nilton Donizete depois da vitória na primeira rodada na modalidade cutiano
Foto: Nilson Novaes / PrimaPagina


Donizete marcou 87 pontos ao montar Cidade Alerta, da Cia. Neto. "É a terceira vez que monto nele e é a terceira nota boa que consigo", disse. O atleta, de 45 anos, sendo 22 deles de rodeio, sempre teve a vida ligada aos animais: antes de participar das competições, era domador de cavalos, profissão que exerce até hoje.



"Eu domava os animais e montava neles. Muitos pulavam bastante e tinha de suportar os pulos para que a doma fosse perfeita. Então, a transição para o rodeio foi natural", afirmou.



O competidor fala com propriedade. É um dos recordistas em prêmios: ganhou ou foi finalista em todos os principais rodeios do Brasil, faturando 29 carros, três caminhonetes e 70 motos. "A família já pediu para que parasse, mas estou com a saúde boa e montando bem, então, não sei até quando continuo", declarou.



Dos 17 competidores que se apresentaram na noite de ontem em Promissão, 15 conseguiram se manter os oito segundos no dorso do cavalo.



O cutiano foi criado em 1956 e é praticado somente no Brasil. O competidor segura a rédea com apenas uma das mãos, sendo que a outra não pode tocar em si, no cavalo ou na grade.



Na prova, a espora tem de ser "puxada" do pescoço para a alça do arreio (onde o caubói senta), tudo na frequência do pulo do animal. Quanto mais alta for, melhor a nota.



O tempo regulamentar também é de oito segundos e nota vai de 0 a 100 pontos. Um detalhe importante é que o arreio é diferente dos usados em fazendas pelos peões ou até mesmo para passeios. O arreio do cutiano é liso, sem pontos de apoio, exigindo muito equilíbrio do competidor.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
TAGS
Publicidade