PUBLICIDADE

Conheça a seleção da Alemanha

8 mai 2014 - 12h41
(atualizado às 12h52)
Compartilhar

Veja abaixo informações sobre a seleção da Alemanha, uma das 32 equipes que vão disputar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Desempenho e prognósticos

Tudo parece positivo no campo da jovem seleção da Alemanha, com as esperanças em alta entre os torcedores de que a seleção possa finalmente levantar no Brasil a taça do primeiro título desde a Euro 96.

Os alemães passaram facilmente pelas eliminatórias com mais uma campanha dominante, ficando na primeira colocação de seu grupo, invictos com 9 vitórias e um empate em 10 jogos.

Com um elenco que muitos consideram o mais talentoso e versátil das últimas décadas, os tricampeões mundiais podem se permitir a ambição pelo quarto título no Brasil.

Ainda assim, mesmo que o meio-campo esteja repleto de talentos ofensivos como Mesut Ozil, Mario Goetze e Thomas Mueller, a defesa da Alemanha está longe de ser perfeita.

O técnico Joachim Loew ainda precisa encontrar uma dupla defensiva consistente, com Per Mertesacker, Jerome Boateng, Mats Hummels e Benedkit Hoewedes na disputa para emplacar entre os titulares.

A Alemanha foi menos impressionante nos últimos amistosos, contabilizando uma derrota para os Estados Unidos, um empate em 3 x 3 com o Paraguai, uma vitória de 4 x 2 contra o Equador e empatando em 1 x 1 com a Itália. Houve ainda vitórias apertadas contra França (2 x 1), Inglaterra (1 x 0) e Chile (1 x 0).

Há também uma grande dúvida em relação a quem será o parceiro do meia titular Bastian Schweinsteiger, depois de Sami Khedira sofrer uma grave lesão durante o amistoso contra a Itália, colocando em dúvida sua participação no Mundial.

Candidatos como Ilkay Guendogan, Toni Kroos ou os gêmeos Sven e Lars estão entre os que poderiam desempenhar o papel.

Técnico: Joachim Loew

Loew renovou seu contrato até 2016. O técnico de 53 anos possui um ótimo aproveitamento à frente da seleção, com 69 jogos, 15 derrotas e 17 empates.

Mesmo conduzido a equipe a uma final e duas semifinais nos três torneios que disputou desde que assumiu em 2006, Loew não entrará para história como um sucesso a menos que se equipare aos antecessores Sepp Herberger, Helmut Schoen, Jupp Derwall, Franz Beckenbauer e Berti Vogts, todos vencedores de títulos.

Loew é responsável por transformar a Alemanha de uma equipe forte, embora tecnicamente limitada, em uma potência ofensiva, extraindo o máximo da nova geração do país.

Com as expectativas dos torcedores nas nuvens antes do Mundial, Loew sabe que qualquer resultado que não o título ou pelo menos uma vaga na final será considerado uma decepção nacional.

Jogador-chave: Mesut Ozil

A transferência de Ozil do Real Madrid para o Arsenal por 68,4 milhões de dólares no final da janela de transferências em setembro bateu o recorde para um jogador alemão.

O armador está longe de ser um jogador comum. Um dos maiores talentos do futebol atual, capaz de dominar qualquer bola e desmontar as defesas com passes sensacionais, Ozil é indispensável para os alemães.

Acusado pelo Real Madrid de ter feito corpo mole, Ozil rapidamente mostrou na Inglaterra do que é capaz, ajudando o Arsenal a garantir uma vaga na próxima Liga dos Campeões da Europa.

Além de comandar as jogadas no campo de ataque, Ozil também se diverte em marcar gols, contabilizando 17 gols em 52 partidas pela seleção alemã, o que levou o técnico Loew a tê-lo elogiado seguidas vezes como "gênio". Ozil foi o artilheiro da Alemanha nas eliminatórias, com oito gols.

Histórico em Copas: 17 (1934, 1938, 1954, 1958, 1962, 1966, 1970, 1974, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010).

Melhores resultados: Campeã em 1954, 1974 e 1990. Finalista em 1966, 1982, 1986 e 2002.

(Por Karolos Grohmann)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade