PUBLICIDADE

Conheça a seleção da Espanha

8 mai 2014 - 13h14
(atualizado às 13h32)
Compartilhar

Veja abaixo informações sobre a seleção da Espanha, uma das 32 equipes que vão disputar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Desempenho e prognósticos

Embora os atuais campeões do mundo tenham se classificado de maneira confortável para a Copa de 2014 no Brasil, não deixa de ser preocupante a forma como a seleção da Espanha teve dificuldade para superar os esquemas defensivos que alguns adversários lançaram mão nas eliminatórias europeias.

Sempre dominando a posse de bola por longos períodos, a seleção espanhola não conseguiu furar alguns bloqueios, como nos empates em 1 x 1 diante de Finlândia e França.

O técnico Vicente del Bosque armou uma defesa sólida e um meio-campo invejável com o trio do Barcelona Xavi, Busquets e Iniesta, mais o volante do Real Madrid Xabi Alonso. Mas é no ataque que reside a maior preocupação do comandante da Fúria.

Em vez de lançar um centroavante convencional, Del Bosque vem regularmente utilizando o meia-atacante do Barcelona Cesc Fàbregas no papel de "falso 9", com o auxílio de jogadores como David Silva, Pedro, David Villa e Jesus Navas.

O técnico ainda tem à disposição atacantes de área como Álvaro Negredo, Fernando Llorente e o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, destaque do Atlético de Madri e que recentemente optou por defender a seleção da Espanha apesar de ter sido convocado pelo Brasil.

Habilidoso, forte, bom finalizador e especialista no jogo aéreo, Costa pode ser o jogador ideal para acabar com os problemas da Espanha e desarmar as retrancas adversárias, tendo como aliado alguns dos melhores passadores do mundo.

Del Bosque quer evitar uma repetição do que aconteceu na final da Copa das Confederações, em junho, quando o Brasil jogou de forma agressiva e venceu os espanhóis por 3 x 0 no Maracanã.

Técnico: Vicente del Bosque

Del Bosque deu continuidade ao trabalho de Luis Aragonés no comando da Espanha após o título na Euro de 2008, e levou a Espanha ao tão esperado título mundial na África do Sul, em 2010, além de um segundo troféu na Euro em 2012.

Fã confesso do futebol romântico, este aprazível senhor, de 63 anos, levou a "La Roja" a uma campanha invicta nas eliminatórias europeias para o Mundial de 2014.

Enquanto Aragonés optava por um estilo mais brusco e motivador, Del Bosque é uma figura mais familiar, amigável e conciliadora.

Jogador-chave: Andrés Iniesta

O meia-atacante Andrés Iniesta, de 29 anos, sempre terá um lugar especial no coração do torcedor espanhol, por ter marcado o gol na prorrogação que garantiu o primeiro título mundial da Espanha, na África do Sul.

Este jogador tímido, natural da vila de Fuentealbilla, não vem, talvez, atravessando momento de brilho nesta temporada, mas tem por hábito marcar gols decisivos por seu clube e pela seleção.

Xavi, Fàbregas e Villa já são estrelas da seleção, mas não será surpreendente se Iniesta mais uma vez aparecer e decidir a favor da Fúria.

Histórico em Copas: 13 participações (1934, 1950, 1962, 1966, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010)

Melhor performance: Campeã em 2010

(Por Iain Rogers)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade