PUBLICIDADE

Conheça a seleção de Gana

8 mai 2014 - 12h56
(atualizado às 13h00)
Compartilhar

Veja abaixo informações sobre a seleção de Gana, uma das 32 equipes que vão disputar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Desempenho e prognósticos

A raiva e a frustração de perder a vaga na semifinal da última Copa do Mundo vai estar no centro da campanha de Gana no Mundial de 2014, no Brasil.

Luis Suárez colocou a mão na bola, em cima da linha do gol, defendendo um chute de Dominic Adiyiah que significaria a vitória de Gana sobre o Uruguai nas quartas de final, em Johanesburgo, em 2010.

Asamoah Gyan desperdiçou o pênalti acertando a trave, e Gana perdeu a disputa de penalidades que poderia transformá-la no primeiro time africano entre os quatro primeiros colocados de uma Copa do Mundo.

O resultado inicialmente atrapalhou o progresso da equipe, mas agora serve de motivação para a seleção africana, considerada a melhor da África nas eliminatórias para o Brasil.

Uma equipe experiente, com qualidade no meio-campo e no ataque, assegurou uma campanha impressionante rumo ao Mundial, que incluiu uma goleada por 6 x 1 sobre o Egito, no jogo de ida dos playoffs, que escancarou o potencial de Gana.

Jogadores como Kwadwo Asamoah, da Juventus, e Sulley Muntari, do Milan, receberam a companhia de Michael Essien e Kevin-Prince Boateng, que haviam decidido se afastar da seleção.

A inexperiência do treinador Kwesi Appiah, e uma defesa fraca podem atrapalhar os Estrelas Negras.

Técnico: Kwesi Appiah

Kwesi Appiah foi promovido a técnico principal após ser assistente de vários de seus predecessores.

O treinador foi confirmado no cargo em março de 2012, depois da demissão do sérvio Goran Stevanovic, mas havia sido interino em alguns jogos desde a Copa do Mundo de 2010.

Na categoria sub-23, comandou Gana na conquista da medalha de ouro dos últimos Jogos Africanos, em Maputo, em 2011.

Jogador chave: Michael Essien

Essien não jogou a última Copa do Mundo por causa de uma lesão e então pediu para não ser mais convocado para se concentrar no seu clube.

Agora no Milan, voltou ao time nacional e não se machuca gravemente há duas temporadas. Liderou o meio-campo de Gana na eliminação do Egito nos playoffs para a Copa do Mundo.

Histórico em Copa do Mundo

Participações: 2 (2006, 2010)

Melhor resultado: quartas de final (2010)

(Por Mark Gleeson, na Cidade do Cabo)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade