PUBLICIDADE

Nova Zelândia bate França por um ponto e conquista bi do Mundial de Rúgbi

23 out 2011 - 07h49
(atualizado às 09h38)
Compartilhar

Após 45 dias de disputa, a Copa do Mundo de Rúgbi 2011 conheceu seu campeão. Na manhã deste domingo, a anfitriã Nova Zelândia venceu a França por 8 a 7 e conquistou o bicampeonato da competição - o outro título havia sido obtido em 1987, em Mundial também sediado pelo país.

» Veja blog especial do Mundial de Rúgbi

Ao contrário do que aconteceu no confronto da primeira fase entre as equipes, quando os All Blacks venceram os rivais por 20 pontos de diferença, a decisão foi apertada até os últimos minutos, e consolidada pela boa atuação defensiva dos neozelandeses nos instantes finais.

Vitória encerra um jejum de 24 anos da Nova Zelândia, que lidera o ranking mundial há quatro anos, no torneio, já que, apesar de ter decidido a edição de 95 - derrota para a África do Sul, não faturava o troféu desde 87, quando o Mundial foi disputado pela primeira vez.

Com o revés deste domingo, a França chega ao terceiro vice-campeonato da competição, ainda sem ter levantado a taça. Além de 2011, time ficou na segunda colocação nas edições de 1987, derrotado justamente pela Nova Zelândia, e 1999, quando perdeu a honraria para a Austrália.

Título coloca a Nova Zelândia no grupo seleto das equipes que venceram a Copa do Mundo por duas vezes, ao lado de África do Sul, que levantou o troféu em 1995 e 2007, e Austrália, que triunfou em 1991 e 1999.

O jogo

Na decisão da sétima Copa do Mundo de Rúgbi, a Nova Zelândia começou mostrando porque era a favorita para a conquista do bicampeonato, e, logo aos 14min, abriu o placar com Tony Woodcock.

Neozelandeses seguiam pressionando seus adversários e criando oportunidades de marcar, mas não contaram com uma boa atuação de seu chutador, Piri Weepu, que errou as três tentativas de chutes que fez - duas em pênaltis e uma em conversão.

Aos 31min, o abertura Eric Cruden sofreu uma lesão no joelho, após torcer e abrir um buraco na região, e teve que ser substituído por Stephen Donald, que foi o primeiro jogador da história a fazer sua estreia na Copa do Mundo de Rúgbi na partida final.

Ao final da primeira etapa, o cenário não era muito animador para os franceses, já que nenhuma equipe na história havia conseguido conquistar o título, após terminar o primeiro tempo sem ter marcado pontos.

Além disso, na história da Copa do Mundo, todas as equipes que foram para o vestiário no intervalo com a vantagem, ficaram com o título ao final do duelo. Final de 2011 terminou com o menor placar da história, e foi o primeiro com apenas um evento de pontuação - try neozelandês.

No início do tempo complementar, Stephen Donald começaria a dar sua contribuição para sua equipe, marcando um pênalti, aos 44min. Jogador marcou o 300º ponto do país oceânico na atual edição do Mundial.

Candidato a melhor jogador do ano, Thierry Dussatoir, fez um try para a França, aos 47min e recolocou a França de volta na partida. Na conversão, Trinh-Duc assinalou mais dois pontos para os europeus, e colocou o placar em 8 a 7 para os neozelandeses.

Thierry Dusautoir se consagrou como o segundo capitão a marcar na final do Mundial de Rúgbi. O primeiro foi David Kirk, em 1987.

A partir da reação francesa, o país europeu seguiu pressionando os donos da casa pelo try até os últimos instantes do jogo, mas, sem conseguir furar o bloqueio intransponível dos adversários, acabaram derrotados após cometer um pênalti, que foi prontamente chutado para fora pela Nova Zelândia para que o jogo fosse encerrado.

Com o fim da edição 2011, a Copa do Mundo de Rúgbi volta em 2015, e será disputada na Inglaterra, país que sediou a competição em 1991.

Veja todos os campeões da história da Copa do Mundo de Rúgbi

Copa do Mundo da Nova Zelândia/Austrália 1987

Campeão: Nova Zelândia / Vice: França / 3ºlugar: País de Gales

Copa do Mundo da Inglaterra 1991

Campeão: Austrália / Vice: Inglaterra / 3ºlugar: Nova Zelândia

Copa do Mundo da África do Sul 1995

Campeão: África do Sul / Vice: Nova Zelândia / 3ºlugar: França

Copa do Mundo do País de Gales 1999

Campeão: Austrália / Vice: França / 3ºlugar: África do Sul

Copa do Mundo da Austrália 2003

Campeão: Inglaterra / Vice: Austrália / 3ºlugar: Nova Zelândia

Copa do Mundo da França 2007

Campeão: África do Sul / Vice: Inglaterra / 3º lugar: Argentina

Copa do Mundo da Nova Zelândia 2011

Campeão: Nova Zelândia / Vice: França / 3ºlugar: Austrália

Tony Woodcock abriu o placar para os All Blacks logo aos 14min e deu o primeiro passo para o bi
Tony Woodcock abriu o placar para os All Blacks logo aos 14min e deu o primeiro passo para o bi
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade