PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Câmara de SP aprova "Dia da Independência Corintiana" e cria polêmica

15 mai 2013 - 17h15
(atualizado às 17h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um dos responsáveis pela lei, vereador ofereceu títulos de Cidadão Paulistano a Ronaldo e Neto</p>
Um dos responsáveis pela lei, vereador ofereceu títulos de Cidadão Paulistano a Ronaldo e Neto
Foto: Getty Images

Foi sancionada nesta quarta-feira, na cidade de São Paulo, a lei municipal 15.741, que inclui no calendário oficial de eventos da cidade o Dia da Independência Corintiana. A data escolhida para a homenagem é 4 de julho, em alusão ao dia em que o Corinthians derrotou o Boca Juniors por 2 a 0 na final da Copa Libertadores da América de 2012, conquistando pela primeira vez o mais importante título do futebol sul-americano.

A lei é um projeto dos vereadores Antônio Goulart (PSD), David Soares (PSD) e Juscelino Gadelha (PSB). Por coincidência, a sanção foi dada no dia em que Corinthians e Boca Juniors se reencontram pela Copa Libertadores de 2013 no Estádio do Pacaembu – desta vez, pelas oitavas de final da competição. Na partida de ida deste ano, em Buenos Aires, o Boca venceu por 1 a 0 e abriu ligeira vantagem na briga por uma vaga nas quartas de final.

Conselheiro vitalício do Corinthians e membro fundador da torcida organizada Gaviões da Fiel, Goulart justificou a ideia da lei. Segundo a assessoria de imprensa do vereador, o dia 4 de julho ganhou importância para o torcedor corintiano, que “há anos era alvo de gozações dos rivais, que já tinham conquistado o torneio, enquanto o Corinthians sofria com traumáticas eliminações”.

“Quem é corintiano jamais vai esquecer aquela noite. Tínhamos que vencer e, finalmente, conseguimos tirar esse fardo das nossas costas”, se explica Goulart. “Foram anos de angustia que, a partir daquele dia, foram exorcizados, estamos libertados”, completou.

Exclusivo: Neto recebe prêmio e dispara: "sou rebelde e f...":

Administrador de empresas de formação, Goulart se destacou nos últimos anos por projetos de lei ligados ao clube do coração. Em 2009, apresentou projeto para conceder ao então atacante Ronaldo o título de Cidadão Paulistano, aprovado pela Câmara e entregue em 2010. Em abril de 2013, o homenageado com o título foi o ex-atacante Neto, atual comentarista de TV.

Recepção negativa

A lei sancionada foi muito criticada por internautas na tarde desta quarta-feira no Twitter. Em sua maioria, os usuários da rede de microblogs cobraram vereadores mais atuantes em áreas além do esporte.

“Dia da Independência Corintiana é uma das coisas mais ridículas que já vi”, lamentou @renandocouto. “Indpendência vai ser o dia que o corintiano (e todos os outros paulistanos) tiverem bom transporte público, saúde, educação”, completou.

“Que palhaçada é essa, Câmara dos Vereadores de São Paulo? (Óbvio que o Goulart está nisso.)”, reforçou @estefano_souza.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade