PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Campeões da Copinha em 2012: quem foi aproveitado por Tite?

26 jan 2015 - 15h12
(atualizado às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Marquinhos foi pouco utilizado, saiu barato e hoje é jogador de Seleção</p>
Marquinhos foi pouco utilizado, saiu barato e hoje é jogador de Seleção
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra

O Corinthians conquistou a Copa São Paulo pela nona vez em sua história, mas isso não é garantia de que tenha revelado jogadores de futuro, que jogarão pelo profissional e darão alegrias à torcida. Há apenas dois anos, o clube viveu situação semelhante: foi campeão da Copinha de 2012 com várias promessas, mas quase nenhuma vingou até agora. O mais bem-sucedido, o zagueiro Marquinhos, mal jogou no time titular e só foi brilhar na Europa. Veja por onde andam os 11 titulares daquela final contra o Fluminense...

Matheus Vidotto (goleiro)

Um dos grandes destaques do título da Copinha, o goleiro que teve a medalha "roubada" por José Maria Marin – até então, um obscuro vice-presidente da CBF – foi promovido ao elenco profissional logo após o torneio, onde permanece até hoje. Porém, nunca atuou, ficando sempre atrás de opções como Cássio, Júlio César, Danilo Fernandes e Walter. Foi surpreendentemente chamado para a Seleção principal em 2013 por Felipão, pouco depois de defender a Sub-20.

<p>Matheus Vidotto segue à espera de uma chance nos profissionais</p>
Matheus Vidotto segue à espera de uma chance nos profissionais
Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Cristiano (lateral direito)

Seguiu no time Sub-20 depois da Copinha, e seu primeiro time profissional foi o Bragantino, em 2013. Já no ano passado, atuou pelo Flamengo de Guarulhos. Nunca recebeu nenhuma oportunidade no Corinthians.

Marquinhos (zagueiro)

De longe, o que obteve maior sucesso na carreira até aqui, apesar de ter sido pouco aproveitado por Tite. Foi inscrito no meio da Libertadores que o time venceu em 2012, e participou de alguns jogos do Campeonato Brasileiro do mesmo ano. Em janeiro de 2013, foi vendido para a Roma, onde se destacou. Hoje, é peça importante do elenco do poderoso PSG e nome na pauta da Seleção Brasileira.

Antônio Carlos (zagueiro)

Herói do título da Copinha ao marcar os dois gols na final contra o Fluminense, o capitão do time campeão não foi imediatamente promovido ao profissional por Tite. Subiu depois, mas teve pouquíssimas oportunidades, ficando atrás de nomes como Chicão, Leandro Castán, Paulo André e o próprio Marquinhos. Foi emprestado em 2013 para o Oeste e em 2014 para o Avaí, quando fez uma excelente Série B e ajudou o time a subir. Vai jogar na equipe catarinense novamente em 2015.

<p>Herói da Copinha, Antônio Carlos fez ótima Série B pelo Avaí em 2014</p>
Herói da Copinha, Antônio Carlos fez ótima Série B pelo Avaí em 2014
Foto: Fernando Borges / Terra

Denner (lateral esquerdo)

Foi destaque na campanha do título da Copinha. Seguiu treinando com o grupo principal depois da competição e fez alguns jogos no Campeonato Brasileiro de 2012, mas nunca recebeu muitas chances diante a concorrência de Fábio Santos. Jogou 2013 emprestado ao Bragantino, e em 2014 atuou pelo Boa Esporte – clube que continuará defendendo nesta temporada.

Gomes (volante)

Com a falta de alternativas a Ralf na posição de primeiro volante, Gomes foi promovido aos profissionais e disputou alguns jogos no Campeonato Paulista de 2012. Porém, não se firmou com Tite. Acabou emprestado para Bragantino, J. Malucelli e Portuguesa, onde rescindiu contrato. Seu último time foi o Guaratinguetá, no ano passado.

Anderson (volante)

Chegou a treinar com os profissionais nos primeiros meses de 2013, mas nunca foi aproveitado por Tite. Foi emprestado para o Avaí no meio da temporada, e no ano passado defendeu o Flamengo de Guarulhos.

Matheuzinho (meia)

Considerado grande promessa da base corintiana, o pequeno meia-atacante foi emprestado ao Bragantino após a Copinha. Em 2013, treinou por um tempo entre os profissionais do Corinthians, mas praticamente só jogou pelas categorias de base. Já no ano passado, foi emprestado ao Audax-SP e ao Guaratinguetá, e no Paulista de 2015 vai defender novamente o Audax.

<p>Matheuzinho, promessa da base, vai jogar o Paulista pelo Audax</p>
Matheuzinho, promessa da base, vai jogar o Paulista pelo Audax
Foto: Futura Press

Giovanni (meia)

Um dos jogadores que mais teve oportunidades no time profissional após a Copinha, chegou a marcar um gol contra o Grêmio no Campeonato Brasileiro de 2012. Apesar disso, seu papel no elenco de Tite era bastante limitado, e ele foi emprestado para Ponte Preta e Portuguesa nos anos seguintes. Foi devolvido ao Corinthians no meio de 2014 e ainda está no clube, mas já sem idade para o Sub-20.

Léo (atacante)

Atleta mais jovem do time titular, Léo mostrou um futebol muito promissor na Copa São Paulo. Com Tite, recebeu algumas oportunidades após subir aos profissionais em 2013, mas não marcou nenhum gol. Com a chegada de Mano Menezes em 2014, foi emprestado ao Guarani, e agora jogará o Paulista pelo Penapolense.

Douglas Tanque (atacante)

Destaque na base pela força física, só fez um jogo pelos profissionais do Corinthians. Foi emprestado a Paraná, Ipatinga e Guaratinguetá, onde fez boa temporada em 2013. Já no ano passado, defendeu o Penapolense no Campeonato Paulista e novamente foi bem. Na Série B, porém, mal jogou pela Ponte Preta, e foi liberado ao final da temporada.

<p>Douglas Tanque não deslanchou na carreira. Seu último clube foi a Ponte Preta</p>
Douglas Tanque não deslanchou na carreira. Seu último clube foi a Ponte Preta
Foto: Thiago Toledo/Ponte Press / Divulgação

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade