PUBLICIDADE

Mundial de Clubes

Chelsea sonha com Guardiola, mas deve ter "tapa-buraco" no Mundial

21 nov 2012 - 08h58
(atualizado às 11h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Seis meses após vencer a Liga dos Campeões da Europa de forma inédita, o Chelsea demitiu o italiano Roberto di Matteo e prometeu nesta quarta-feira um anúncio “em breve” sobre o novo treinador. Segundo a rede estatal britânica BBC, o nome deve ser Rafael Benítez, embora o grande sonho de consumo do clube londrino seja Josep Guardiola.

Espanhol Rafael Benítez é o nome mais cotado para assumir o Chelsea até o fim da temporada
Espanhol Rafael Benítez é o nome mais cotado para assumir o Chelsea até o fim da temporada
Foto: Getty Images

» Pelé, Corinthians e Mazembe; lembre fatos do Mundial de Clubes

» Monte o time ideal do Corinthians para o Mundial

» Conheça o novo Chelsea, maior ameaça ao bi mundial do Corinthians

Conforme publica nesta quarta o site do veículo, o dono do Chelsea, o bilionário russo Roman Abramovich, entrou em contato com Benítez enquanto “analisava suas opções” antes mesmo da derrota por 3 a 0 para a Juventus, nesta terça-feira, que sacramentou a saída de Di Matteo. O resultado em Turim deixou o time inglês na terceira posição do Grupo E da Liga dos Campeões, ameaçado de eliminação precoce no torneio.

De acordo com a rede, o interesse de Abramovich seria colocar Benítez no cargo em um acordo “de curto prazo”. O treinador, 52 anos, foi campeão espanhol em 2002 e 2004 pelo Valencia e depois trabalhou na Inglaterra, pelo Liverpool, entre 2004 e 2010, vencendo a Liga dos Campeões em 2005. Ele está sem emprego desde que deixou a Inter de Milão, a qual comandou sem sucesso entre junho e dezembro de 2010 – nesse período, de qualquer forma, conquistou o Mundial de Clubes da Fifa.

Se confirmado pelo russo, o espanhol dirigia o Chelsea justamente em outra edição do Mundial. A equipe estreia na competição organizada no Japão em 13 de agosto, em Yokohama, diretamente na semifinal contra o vencedor do confronto entre o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, e o Monterrey, do México. A decisão do evento acontece três dias depois e pode reunir o Corinthians; o atual campeão da Copa Libertadores da América está localizado na outra chave e também abre sua participação na semifinal.

Nesta quarta, a BBC interpreta a demissão de Di Matteo como um indício “abundantemente claro” de que o italiano “estava apenas esquentando o assento para o primeiro amor da vida futebolística de Abramovic, Pep Guardiola”.

O dono do Chelsea sonharia com a contratação de Guardiola, 41 anos, que comandou o Barcelona entre 2008 e 2012 e conquistou 14 títulos nesse período, incluindo duas Ligas dos Campeões e dois Mundiais de Clubes. O espanhol, no entanto, já anunciou que só pretende retornar ao futebol na próxima temporada – ele atualmente curte um ano sabático e vive com a família em Nova York, nos Estados Unidos.

Nesta quarta, o site do diário inglês Daily Mail também publica que Guardiola é o “alvo” do Chelsea, mas informa que o clube “precisa persuadi-lo a encerrar seu ano sabático do futebol”. O periódico aponta que, caso o espanhol recuse o cargo, Benítez provavelmente assumirá o comando até o fim da temporada 2012/13.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade