PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Com "Tite-taka", Corinthians atropela em SP e encaminha vaga

Corinthians perdeu Guerrero expulso, mas fez ótima atuação na Arena em Itaquera para vencer Once Caldas por 4 a 0 e encaminhar vaga na fase de grupos da Libertadores

4 fev 2015 - 23h55
(atualizado em 5/2/2015 às 12h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Caso havia um fantasma em torno do vexame para o Tolima em 2011, ele começou a ser exorcizado na noite desta quarta-feira na Arena Corinthians. Se Tite deixou uma má impressão no início de seu trabalho na passagem anterior, desta vez teve um senhor cartão de visitas, com direito até a “Tite-Taka”. Acalmem-se, corintianos. A humilhação para o colombiano Tolima em 2011 não se repetiu, pelo menos no jogo de ida: pela Pré-Libertadores de 2015, a equipe paulista fez 4 a 0 no Once Caldas e encaminhou vaga na fase de grupos da principal competição do ano. Veja os detalhes do jogo lance a lance. 

Libertadores: veja os gols de Corinthians 4 x 0 Once Caldas:

Um dos grandes personagens da partida foi ele, o próprio, o polêmico: Emerson Sheik. O atacante abriu o placar por cobertura logo aos 30s de jogo, em lance em que pode dizer tanto que tentou cruzar quanto que arriscou para o gol. No primeiro tempo, foi de longe o mais participativo: o herói da Libertadores de 2012 provocou, arrancou cartão amarelo de adversário e ainda acertou o travessão em chute espetacular aos 46min. Saiu ovacionado de campo no segundo tempo.

A partida prometia ser tensa para os corintianos, mas começou tranquila com gol aos 30s. O Once Caldas teve que sair para o jogo e chegou a fazer Cássio trabalhar, mas o maior reforço veio aos 25min, com a expulsão do astro corintiano Paolo Guerrero. Mesmo assim, o compacto time corintiano evitou o empate do adversário.

A equipe de Tite apresentou padrão tático superior aos tempos de Mano Menezes e pouco sofreu, mesmo com um homem a menos. A movimentação, troca de passes rápidos e a forma compacta do elenco em campo se sobrepuseram ao número de jogadores. Até teve o segundo gol, marcado por Felipe, no início do segundo tempo.

O jogo só voltou a ficar tranquilo para o Corinthians novamente com expulsão de Murillo, do time colombiano, aos 22min do segundo tempo pelo segundo cartão amarelo. No minuto seguinte, em gol impressionante, Elias aumentou a vitória corintiana sobre o Once Caldas. Fágner, em outro golaço. também deixou o seu. 

GOLS:

Corinthians 1 x 0 Once Caldas – 30 segundos do primeiro tempo

Emerson dominou na ponta esquerda, ajeitou para o lado e tentou o cruzamento. A bola foi em direção ao gol e encobriu Cuadrado.

Corinthians 2 x 0 Once Caldas – 9min do segundo tempo

Jadson bateu escanteio da esquerda, Felipe subiu na primeira trave e cabeceou para o fundo das redes.

Corinthians 3 x 0 Once Caldas – 24min do segundo tempo

Após linda triangulação ofensiva entre Jadson, Elias e Renato Augusto, Elias recebeu passe na área e chutou sem chances para Cuadrado.

Corinthians 4 x 0 Once Caldas – 33min do segundo tempo

Fagner fez ótima tabela com Renato Augusto na entrada da área, invadiu a área e deu lindo toque na saída de Cuadrado.

Ah, Guerrero...

Guerrero foi expulso logo aos 25min do primeiro tempo
Guerrero foi expulso logo aos 25min do primeiro tempo
Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press

A partida ia bem para o Corinthians até os 25min do primeiro tempo. Jogador mais temido pelos colombianos e maior referência corintiana atualmente, o peruano Guerrero foi expulso ainda na metade da etapa inicial. No lance, o atacante disputou bola pelo alto e foi acertado pelo rival Pérez, mas revidou logo em seguida. O jogador do time da Colômbia foi advertido com o amarelo, enquanto o peruano foi expulso. A partida ainda teve expulsões do colombiano Murillo e do corintiano Fábio Santos, este já nos acréscimos do confronto. 

Olha o Felipe aí!

Criticado Felipe marcou na Arena Corinthians
Criticado Felipe marcou na Arena Corinthians
Foto: André Penner / AP

A saída de Anderson Martins anunciada no primeiro dia da pré-temporada do Corinthians acendeu sinal de alerta máximo na torcida corintiana: o zagueiro Felipe, muito criticado, viraria titular. O jogador é homem de confiança de Tite e retribuiu nesta quarta: foi o autor do segundo gol corintiano, no segundo tempo, já com o time com um a menos. Edu Dracena, contratado com salário alto, viu tudo do banco, até entrar na vaga do rival titular, machucado.

“Tite-taka?”

Tite viu Corinthians ter atuação impressionante
Tite viu Corinthians ter atuação impressionante
Foto: Nelson Almeida / AFP

O Corinthians apresentou um dinamismo em campo impressionante, até pelo desentrosamento natural de início de temporada. A equipe errou poucos passes e tentou jogar sempre com a bola no chão. A torcida corintiana já começa a apelidar a forma de atuar de “Tite-taka”, em alusão ao tiki-taka pregado por Guardiola no Barcelona. O treinador, aparentemente, colheu frutos do ano que tirou para estudar o futebol e fazer intercâmbio com treinadores estrangeiros de renome. 

A maior prova dessa forma de jogar, já vista antes contra o Marília, foi o terceiro gol corintiano. Com toques rápidos, a triangulação entre Renato Augusto, Elias e Jadson terminou com golaço de Elias. O quarto gol também apresentou jogada semelhante. Será que Tite vai conseguir sustentar a absurda postura corintiana?

E agora?

A vitória por 4 a 0 do Corinthians praticamente garante a equipe na fase de grupos da Libertadores, na qual terá como adversários futuros São Paulo, San Lorenzo e Danubio. Mas calma: antes tem o jogo de volta contra o Once Caldas, na Colômbia, na próxima quarta-feira. O time paulista pode perder por até três gols de diferença. 

No Twitter, o destaque foi a surpresa com a narração de Galvão Bueno: 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade