PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Corinthians combate desgaste com espaguete e treino de tarde

17 abr 2015 - 19h12
(atualizado às 19h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O técnico Tite se cansou de falar sobre o desgaste do elenco do Corinthians nesta sexta-feira, um dia após o empate sem gols com o San Lorenzo e dois antes do clássico com o Palmeiras, pelas semifinais do Campeonato Paulista. Com o auxílio do preparador físico Fábio Mahseredjian e do fisiologista Antônio Carlos Fedato Filho, ele usou a maior parte da entrevista coletiva concedida no CT Joaquim Grava para explicar a estratégia traçada para evitar novos desfalques no fim de semana.

O Corinthians começou a se precaver já na madrugada, logo após a partida contra o San Lorenzo. "No vestiário, os jogadores receberam uma quentinha, um macarrão espaguete à bolonhesa, para aumentar o consumo de carboidrato", contou Mahseredjian, que contou com o aval da nutricionista Christiane Neves para copiar uma estratégia já utilizada pelo Grêmio.

Comissão técnica de Tite tenta recuperar atletas para partida em menos de 72h
Comissão técnica de Tite tenta recuperar atletas para partida em menos de 72h
Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press

Arregalando os olhos e alisando a barriga ao se lembrar do espaguete, Tite ouviu com satisfação a explicação do preparador físico para o cardápio escolhido. "Os atletas precisam de 72 horas no mínimo para repor as suas reservas energéticas, os carboidratos. Serão 66 horas de intervalo até o próximo jogo, então não haverá tempo hábil. Por isso, estamos inovando um pouco para colocar mais combustível no tanque deles", continuou Mahsredjian.

Mas não é somente a alimentação do elenco que inspira cuidados na comissão técnica. Em 2015, após os seus estudos no futebol europeu, Tite decidiu abrir mão de concentrações em vésperas de alguns jogos do Corinthians. A situação não irá se repetir diante do Palmeiras.

Já nesta tarde, na reapresentação do elenco após o 0 a 0 pela Copa Libertadores da América, o goleiro Cássio e o zagueiro Gil pediram a Mahseredjian para que o time se concentrasse a partir desta sexta-feira. A maioria do elenco apoiou a iniciativa. "Vejam o nível de consciência dos jogadores do Corinthians de hoje!", orgulhou-se o preparador físico.

Haverá, contudo, uma mudança na programação. O time terá a manhã de sábado livre para dormir até tarde no CT. Após um almoço carregado de carboidratos, treinará à tarde, o que não costuma ocorrer antes dos jogos. A semifinal com o Palmeiras - que teve a semana livre para se preparar - está marcada para as 16h (de Brasília, na Arena Corinthians.

"O sono é um dos maiores fatores de recuperação. Então, optamos por esse descanso maior. Aqui, no CT, as refeições também são mais controladas. Teremos mais noção de como isso funcionou nas avaliações que faremos com cada um amanhã", concluiu o fisiologista Fedato.

Independentemente dos resultados dos exames, o Corinthians já tem dois desfalques certos para o clássico. Paolo Guerrero está com dengue, e o seu parceiro de ataque Emerson Sheik precisará cumprir suspensão automática.

Baixaria! Tite grita em coletiva por declaração de argentino:
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade