PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Corinthians e Santos fazem encontro dos "papa títulos" de SP

12 mai 2013 - 07h25
(atualizado às 07h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Corinthians e Santos fizeram a final do Paulista pela última vez em 2011
Corinthians e Santos fizeram a final do Paulista pela última vez em 2011
Foto: Léo Pinheiro / Terra

O São Paulo reinou entre 2005 e 2008 como o time mais vitorioso do Brasil por ter conquistado a Copa Libertadores, o Mundial de Clubes e o tricampeonato nacional. Desde 2009, entretanto, a luta pelo domínio do futebol do País está mais concorrida e tem dois paulistas como os novos "papa títulos": Santos e Corinthians, que iniciam neste domingo a final do Campeonato Paulista de 2013.

Desde 2009, os rivais alvinegros se tornaram as equipes mais vencedoras do estado de São Paulo. São seis títulos para o Santos, que vive a era Neymar, que também conta com astros como Paulo Henrique Ganso e Elano. Já o Corinthians vive a era de seus técnicos, com Mano Menezes e Tite tendo consolidado trabalhos sólidos e triunfantes, resultando em cinco títulos neste período.

Relembre os títulos conquistados por Corinthians e Santos desde 2009

Corinthians Ano Santos Ano
Paulista 2009 Paulista 2010
Copa do Brasil 2009 Copa do Brasil 2010
Brasileiro 2011 Paulista 2011
Libertadores 2012 Libertadores 2011
Mundial 2012 Paulista 2012
- - Recopa 2012

Para a equipe paulistana, a fase vencedora teve início a partir da chegada de Ronaldo. Com o camisa 9, o Corinthians, recém-promovido da Série B, voltou a ser lembrado pelo bom futebol, e teve em Mano o comandante certo para construir um período de festa para sua torcida. Já em 2009, foram dois títulos: o Paulista e a Copa do Brasil.

Se no ano seguinte não houve conquistas e o time ainda enfrentou a saída de Mano para a Seleção, em 2011, já com Tite, o Corinthians trilhou a segunda parte de sua era vitoriosa. Repetindo a estratégia de seu colega gaúcho, o atual treinador formou um time aguerrido e capaz de ser forte na marcação ao mesmo tempo em que se mantinha ofensivo.

Depois do título do Brasileiro de 2011, o time paulistano se focou no objetivo que faltava: a Copa Libertadores, conquistada no último ano. Em dezembro, nova festa, já que o capitão Alessandro levantou o troféu do Mundial de Clubes depois de vitória contra o Chelsea.

O título sobre o campeão europeu foi a lacuna do Santos nos últimos quatro anos, que não foram menos vitoriosos. Em 2009, o alvinegro do litoral foi derrotado na final do Paulista contra o Corinthians, mas começaria naquele ano a formar um de seus mais celebrados times em sua história recente.

Com Neymar, Ganso, André, Wesley e Arouca, entre outros, o Santos encantou o Brasil em 2010. O time de Dorival Junior levou o título estadual e ainda conquistou a Copa do Brasil daquele mesmo ano. Na temporada seguinte, já com Muricy Ramalho, houve a terceira Copa Libertadores, que não foi seguida pela conquista do Mundial de Clubes, já que o Barcelona se pôs no caminho e ficou com aquele troféu.

Além disso, o Santos desde 2010 se colocou como o dono do Paulista. Já são três títulos consecutivos e, em caso de nova taça, Neymar e companhia conseguiram o tetracampeonato, feito inédito na era profissional. O obstáculo será o Corinthians, que busca seu sexto título desde 2009 para empatar com o rival alvinegro e manter viva a disputa pelo cargo de time sensação do estado de São Paulo.

<p>Pato vai continuar no banco de reservas contra o Santos</p>
Pato vai continuar no banco de reservas contra o Santos
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press

O time do técnico Tite tem como desfalque o meia Renato Augusto, que segue em recuperação de lesão. O Corinthians também não contará com Jorge Henrique, afastado por indisciplina. O treinador não fez mistério com a escalação e confirmou a equipe com Danilo no centro do meio-campo, diferentemente do que vinha atuando, pela esquerda. Já Pato segue no banco.

O técnico Muricy Ramalho, por sua vez, preferiu adotar mistério sobre o substituto do meio-campista Montillo, vetado devido a estiramento na coxa esquerda. O comandante santista, no entanto, deve optar pela entrada do veterano Marcos Assunção, responsável direto pela vitória por 1 a 0 contra o Joinville-SC, na quarta, pela Copa do Brasil, e ainda pensa sobre o titular da lateral direita, já que tem os retornos de Bruno Peres e Galhardo, de ofício, mas pode improvisar o zagueiro Neto ou o meia Felipe Anderson.

Edu Dracena, Assunção, Bruno Peres e Renê Júnior estão pendurados com dois cartões amarelos.e podem ficar fora da decisiva final, no próximo domingo, na Vila Belmiro.

Ficha técnica

Corinthians x Santos

Final do Campeonato Paulista - Jogo de ida

Horário:

16h

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Data: 12 de maio de 2013

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)

Corinthians: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Romarinho, Danilo e Emerson; Guerrero. Técnico: Tite

Santos: Rafael; Felipe Anderson (Neto, Galhardo ou Bruno Peres), Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Marcos Assunção e Cícero; Neymar e Miralles. Técnico: Muricy Ramalho

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade