1 evento ao vivo

Corinthians e São Paulo: quase tranquilos no Grupo da Morte

19 mar 2015
12h12
  • separator
  • 0
  • comentários

Encerrado o primeiro turno do Grupo 2 da Copa Libertadores – aquele que foi denominado o "Grupo da Morte" desta edição –, os dois clubes brasileiros aparecem em situação confortável. Se o Corinthians ganhou seus três jogos, mesmo fazendo dois fora de casa, e pode até se classificar antecipadamente na próxima rodada, o São Paulo se recuperou do início ruim, quando perdeu do arquirrival: o time de Muricy Ramalho ganhou duas e agora pode jogar por um empate na Argentina contra o atual campeão San Lorenzo.

Grupo 2 da Libertadores

Time Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols pró Gols contra Saldo Pontos
Corinthians 3 3 0 0 5 1 +4 9
São Paulo 3 2 0 1 5 2 +3 6
San Lorenzo 3 1 0 2 2 3 -1 3
Danubio 3 0 0 3 2 8 -6 0

A situação do Corinthians

O Corinthians vai enfrentar o lanterna Danubio na quarta rodada, em seu estádio de Itaquera, onde só perdeu uma partida oficial – justamente a inauguração, para o Figueirense, em 18 de maio. A equipe de Tite, invicta na temporada, pode se classificar até com um empate, desde que o São Paulo vença o San Lorenzo em Buenos Aires. Neste caso, iria a 10 pontos, enquanto o terceiro colocado San Lorenzo ficaria com três, incapaz de ultrapassar nas duas rodadas restantes.

<p>Corinthians de Guerrero está em situação confortável no grupo</p>
Corinthians de Guerrero está em situação confortável no grupo
Foto: Matilde de Campodonico / AP

Se os alvinegros vencerem os uruguaios, só não avançam antecipadamente no caso de o San Lorenzo bater o São Paulo. Aí, com 12 pontos, o Corinthians ainda poderia ser ultrapassado por tricolores e argentinos, que ficariam ambos com seis. Mas para isso, os corintianos teriam que perder suas duas partidas seguintes – e um só empate já bastaria para garantir matematicamente a classificação.

Ou seja: para se classificar já na quarta rodada, o Corinthians precisa torcer para o rival São Paulo. Se a equipe do Morumbi impedir o San Lorenzo de ganhar três pontos, o time de Tite terá dado um passo gigantesco rumo à vaga nas oitavas de final. A situação, no entanto, é bem tranquila, mesmo que a vaga não venha antecipadamente.

A situação do São Paulo

Os tricolores precisam ter mais atenção que o Corinthians, mas o panorama é bem mais positivo se comparado ao pessimismo que tomava conta de boa parte da torcida há alguns dias. Com a vitória diante do San Lorenzo, o São Paulo pode jogar por um empate na Argentina no jogo de volta para manter a vantagem de três pontos sobre o adversário. Neste caso, mais uma vitória nas duas últimas rodadas praticamente bastaria – ainda que, para ter certeza matemática, fossem necessários quatro pontos.

<p>Michel Bastos marcou o gol que deu mais tranquilidade ao São Paulo na Libertadores</p>
Michel Bastos marcou o gol que deu mais tranquilidade ao São Paulo na Libertadores
Foto: Rubens Schiri / São Paulo / Divulgação

Caso consiga vencer o San Lorenzo fora de casa, como fez o Corinthians, o São Paulo só precisará de mais um único ponto nas duas últimas rodadas. Apenas se perder é que o quadro volta a ficar complicado: tricolores e argentinos ficariam empatados em seis pontos, e provavelmente brigariam entre si nas duas últimas rodadas pela segunda vaga da chave.

De qualquer forma, é provável que o São Paulo chegue à rodada final contra o Corinthians, no Morumbi, ainda não classificado matematicamente. O clássico tem o potencial de decidir a eliminação ou a classificação da equipe de Muricy – e mesmo se já estiverem classificados, os alvinegros provavelmente vão aproveitar a chance de tirar o rival da competição. O Grupo da Morte pode estar favorável aos brasileiros, mas um único deslize é suficiente para mudar a maré.

Os próximos jogos do Grupo da Morte
Rodada Jogo Local Data
San Lorenzo x São Paulo Nuevo Gasómetro (ARG) 01/04
Corinthians x Danubio Arena Corinthians (SP) 01/04
Danubio x São Paulo Estadio Centenario (URU) 15/04
Corinthians x San Lorenzo Arena Corinthians (SP) 16/04
San Lorenzo x Danubio Nuevo Gasómetro (ARG) 22/04
São Paulo x Corinthians Morumbi (SP) 22/04

 

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade