PUBLICIDADE

Dentinho marca e coloca Corinthians em vantagem contra o Flu

13 mai 2009 - 23h50
(atualizado em 14/5/2009 às 01h34)
Compartilhar

No duelo entre as estrelas Fred e Ronaldo, brilhou mais uma vez a estrela do jovem atacante Dentinho, que colocou o Corinthians em vantagem no duelo das quartas-de-final da Copa do Brasil. Com um gol marcado por sua revelação, ainda no primeiro tempo, o time alvinegro derrotou o Fluminense por 1 a 0 no Estádio do Pacaembu, na tarde desta quarta-feira, e joga com o direito do empate no Rio de Janeiro para avançar à semifinal do torneio nacional.

» Fotos de Corinthians x Flu

» Confira os duelos e resultados

» Comente a partida em SP

No reencontro dos dois artilheiros que representaram o Brasil na última Copa do Mundo, os goleiros Felipe e Fernando Henrique foram os que mais se destacaram. O arqueiro do Fluminense, inclusive, teve mais trabalho e parou Ronaldo em duas ocasiões em que ficou frente-a-frente com o goleador.

No entanto, o camisa um não segurou um chute de Dentinho e agora precisará ver seu time venceu por dois gols de diferença na próxima quarta-feira, em duelo que será disputado no Maracanã. Caso o time das Laranjeiras devolva o placar no duelo de volta, a decisão irá para as cobranças de pênalti.

Nos primeiros lances após o apito inicial, o Corinthians partiu para cima do Fluminense em busca do resultado que lhe daria tranqüilidade para a partida no Rio de Janeiro. E com a tentativa de pressão, o placar permaneceu em branco durante apenas dez minutos, quando Dentinho recebeu um preciso lançamento de Cristian e bateu cruzado para colocar os mandantes em vantagem.

Na seqüência da primeira etapa, os comandados de Mano Menezes continuaram melhor e encontrando facilidade para chegar à meta defendida por Fernando Henrique, que contou com a sorte aos 18min em um chute de Jorge Henrique que só parou na trave. No entanto, os cariocas passaram a explorar os espaços deixados pelos alvinegros e trataram de responder, principalmente com o jovem atacante Maicon.

Já nos últimos 45minutos, o Fluminense melhorou a postura e ameaçou Felipe, que teve como principal intervenção uma defesa importante em um chute do meia Thiago Neves. Do outro lado, Fernando Henrique impediu um prejuízo ainda maior ao defender com os pés uma finalização de André Santos, após boa assistência de Ronaldo.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 x 0 FLUMINENSE

Gols
Corinthians: Dentinho, aos 10min do 1º tempo

Pontos Fortes do Corinthians
- Maior posse de bola durante toda a partida e domínio das ações principalmente no primeiro tempo;

- Perigo nas bolas altas na área do Fluminense, com os avanços pela direita com Alessandro

Pontos Fortes do Fluminense
- Avanços pelo lado direito do ataque, com as arrancadas de Maicon;

- Atuação segura de Fernando Henrique, que levou a melhor nas duas vezes em que ficou frente a frente com Ronaldo e outras oportunidades em que parou o ataque corintiano

Pontos Fracos do Corinthians
- Queda de rendimento no segundo tempo, quando não repetiu o domínio da etapa inicial;

- Falhas nas finalizações de seus atacantes, que não souberam como superar o goleiro Fernando Henrique

Pontos Fracos do Fluminense
- Falha no posicionamento da defesa em diversos lances, como ocorreu no lance do gol de Dentinho;

- Falta de criatividade do setor de armação, que pouco pôde acionar o centroavante Fred;

- Excesso de passes errados durante os primeiros 45 minutos

Personagem do jogo
Fernando Henrique, goleiro do Fluminense

Comentários sobre o jogo

"Nossa equipe não fica sem marcar gols. Já tinha comentado isso com o Mano (Menezes), agora é marcar fora de casa e conseguir a classificação. Vamos continuar impondo nosso ritmo de jogo e, se a gente repetir a partida que fizemos hoje, vamos conseguir a classificação", do jovem atacante Dentinho, herói da vitória corintiana.

"Conseguimos uma vantagem pequena, mas é uma vantagem. Lá no Maracanã, a dimensão do campo é maior e o Fluminense vai ter de se expor mais. É estilo do jogo com o São Paulo, quando a gente conseguiu uma vitória simples e depois no Morumbi eles vieram para cima", do goleiro Felipe, ao destacar a importância da vitória na capital paulista.

"Não foi nem afobação e nem ineficiência. Temos que ver a qualidade do adversário. O Fernando Henrique fez grandes defesas, foi muito mais eficiência deles do que falha nossa", do lateral Alessandro, ao sair em defesa dos atacantes do Corinthians e destacar a atuação do goleiro do Fluminense.

"Fomos melhores no segundo tempo, fomos valentes. Tivemos muito mais volume de bola. Agora é descansar. Ninguém gosta de perder, mas não foi um resultado justo", do zagueiro Luiz Alberto, que considera que o Fluminense merecia, pelo menos, o empate no Pacaembu.

"No primeiro tempo permitimos que o Corinthians jogasse, mas no segundo tempo conseguimos marcar em cima. Estamos otimistas, temos totais condições de inverter isso. Quero aproveitar para chamar a torcida. Vamos precisar muito deles no Maracanã. Sabemos a força que temos lá", do zagueiro Edcarlos, reforçando a confiança no elenco das Laranjeiras para o jogo de volta.

Esquema Tático do Corinthians
4-3-3
Felipe; Alessandro, Diego, Chicão e André Santos; Cristian, Elias e Douglas (Boquita); Jorge Henrique (Otacílio Neto), Ronaldo e Dentinho (Morais); técnico: Mano Menezes

Esquema Tático do Fluminense
4-4-2
Fernando Henrique; Mariano, Edcarlos, Luiz Alberto e João Paulo; Wellington Monteiro, Maurício, Marquinho e Thiago Neves (Conca); Maicon (Alan) e Fred; técnico: Carlos Alberto Parreira

Cartões Amarelos
Corinthians: André Santos

Árbitro
Heber Roberto Lopes (PR)

Público

29.752 pagantes

Renda

R$ 1.196.410,00

Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade