PUBLICIDADE

Libertadores

Diretor do Corinthians justifica vetos no Pacaembu: regulamento não é claro

26 fev 2013 - 18h59
(atualizado às 19h42)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Roberto de Andrade explicou que, sem explicação da Conmebol, teme ser punido por liberar determinados acessos</p>
Roberto de Andrade explicou que, sem explicação da Conmebol, teme ser punido por liberar determinados acessos
Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press

O diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade, explicou o veto preventivo do clube à presença de jornalistas na partida diante do Millonarios, nesta quarta-feira, pela fase de grupos da Copa Libertadores da América. Um dia antes do duelo, na sala de imprensa do centro de treinamentos Joaquim Grava, o dirigente culpou o regulamento da competição pela "brecha", jogando a pressão sobre a Conmebol para que a punição sofrida - de jogar com portões fechados - seja mais clara.

"O regulamento não é claro. Ele fala que os portões serão fechados. No Pacaembu, entram juízes, desembargadores, diversas autoridades, e imprensa também. Como não é claro, pedimos explicações. Quem é que está proibido e quem está liberado? Nós citamos não só a imprensa, mas autoridades, juízes, desembargadores, entre outros", disse o dirigente aos jornalistas.

O clube foi punido pela Conmebol pelo incidente na partida San José 1 x 1 Corinthians, também pela Libertadores, realizada na cidade de Oruro (Bolívia). Na ocasião, um torcedor corintiano atirou um sinalizador contra a torcida boliviana. Atingido, o adolescente Kevin Douglas Beltrán Espada, 14 anos, morreu no local. A entidade máxima do futebol sul-americano então decidiu que o Corinthians jogaria sem torcida - em casa ou fora - pela competição continental.

Com base no texto da punição, o Corinthians deu o troco em nota oficial na tarde desta terça. "Com base na decisão da Câmara de Apelações da Conmebol, dando conta que a partida entre Corinthians x Millionarios (COL) será disputada ‘com portões fechados’, o Corinthians comunica que apenas o presidente, a diretoria de futebol, os atletas e a comissão técnica poderão ir ao Estádio do Pacaembu nesta quarta-feira", declarava a nota.

"As exceções de costume, tais como autoridades, convidados das Federações e Confederações, da Prefeitura, da SEME/Pacaembu, maiores de 60 e menores de 12 anos (atendidos pela Lei Municipal 11.256/92) e imprensa não terão acesso ao estádio, a não ser que seja decidido de forma diferente pela Conmebol, que já foi consultada de forma oficial pelo Corinthians", completou.

Segundo Roberto de Andrade, com a medida o clube quer que a Conmebol seja clara na punição. Até a tarde desta terça, a entidade ainda não havia se manifestado. "Queremos que o regulamento seja cumprido, queremos que ela diga exatamente quem não pode entrar no estádio. Não quero incorrer no erro. É só uma dúvida porque o regulamento não é claro. Nós sabemos que o atleta tem de entrar, mas nossa dúvida é tudo que está em volta disso", disse o dirigente, em tom provocador, indo além.

"Eles (Conmebol) têm que responder isso. Não podemos recorrer no erro. Não é uma postura do Corinthians, e sim apenas uma precaução nossa. Queremos fazer o que está no regulamento", completou.

Apesar da posição adotada, o dirigente mostrou esperar apenas um aval da entidade para liberar a presença de jornalistas na partida. "Nós pedimos uma explicação clara para não descumprir o regulamento. Não tenho dúvida que eles vão liberar (a imprensa). Mas não queremos que haja chances de nova punição. Não é o Corinthians, só queremos fazer exercer o regulamento na integra. Como não é claro, pedimos explicação por ofício", acrescentou.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/guia-libertadores-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/guia-libertadores-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade