PUBLICIDADE

Mundial de Clubes

Em véspera de Mundial, japoneses de Nagoya desconhecem Corinthians

3 dez 2012 - 09h01
(atualizado às 09h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O município de Nagoya está a poucos dias de receber uma invasão de torcedores alvinegros, que viajarão ao Japão para acompanhar o Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa deste ano, já que milhares de fãs do clube irão desembarcar em terras nipônicas até o dia 12, data da estreia da equipe. Mas será que a cidade conhece o representante brasileiro na competição? O Terra saiu às ruas locais para descobrir, e a resposta não foi das mais positivas.

Japonesas se surpreenderam com a pergunta sobre o Corinthians
Japonesas se surpreenderam com a pergunta sobre o Corinthians
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

» Pelé, Corinthians e Mazembe; lembre fatos do Mundial de Clubes

» Rival fraco? Compare Chelsea com europeus campeões do mundo

» Monte o time ideal do Corinthians para o Mundial de Clubes

» Vai seguir o Corinthians no Japão? Conte sua história!

Com uma bandeira do time alvinegro em mãos, a reportagem andou pela região durante toda a tarde deste domingo e indagou 25 moradores de Nagoya com uma simples pergunta: "você conhece o Corinthians?". Entre algumas risadas tímidas, franzidas de sobrancelhas, caras estarrecidas, desvios de olhares e gestos desconfiados, a resposta foi a mesma em 92% dos casos: "o que é?".

Os primeiros abordados pelo Terra foram os jovens Miyata Ikmi e Makino Daiki, 12 e 13 anos, respectivamente. Enquanto se divertiam com uma bola de futebol em uma praça, apenas o segundo deles sabia dizer que conhecia a equipe brasileira. Mesmo assim, avisou: "acho que quem vai ganhar o Mundial será o Chelsea". O outro, por sua vez, ficou atônito quando perguntado sobre o mais popular time do Estado de São Paulo.

Depois dos meninos, uma sequência de 22 japoneses habitantes de Nagoya responderam negativamente à questão sobre o clube brasileiro. Mari Hisamatsu, Serena Watanabe, Kanane Kuno, Moe Tomita, Aya Tomita, Saki, Shizuka, Yamane, Hattori, Kaori, Hasegawa, Yumika Ito, Konako, Moymota, Ayaka, Tamari, Shiori, Sasaki, Momola, Aryiasu, Takami e Yuka Yuguhi: nenhum deles jamais ouviu falar no nome Corinthians em todas as suas vidas.

"Não conheço... Desculpe?", "Não, o que é?" e "É de futebol?" foram algumas das falas ouvidas pela reportagem durante a caminhada pelas ruas de Nagoya. Para compensar, entretanto, o último japonês a conversar com o Terra se mostrou conhecedor do clube paulista e ainda manifestou torcida pelo Corinthians. "Conheço e acho que pode ganhar do Chelsea", disse Toshinori Goro, 21 anos, que fazia embaixadinhas com uma bola em uma praça.

Apesar de o torneio começar a ser disputado já no próximo dia 6, a divulgação do Mundial de Clubes ainda é tímida na região que será sede do Corinthians durante o certame. Mas é bom que a cidade comece a ficar atenta, uma vez que cerca de 25 mil corintianos devem desembarcar por lá em breve. "Será a maior invasão ao Japão desde a 2ª Guerra", disse um torcedor alvinegro morador local. Veremos se, assim, Nagoya enfim descobre quem é o clube brasileiro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade