PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Emerson sai do banco para dar vitória ao Timão contra a Ponte

1 jun 2013 - 23h11
(atualizado às 23h25)
Compartilhar

Há jogadores que precisam ser ofendidos para exibir toda a sua qualidade. Pode ser um cuspe, um xingamento, uma falta, um tapa na cara ou, no caso de Emerson neste sábado, o banco de reservas. Foi de lá que o atacante saiu para definir a vitória do Corinthians sobre a Ponte Preta por 1 a 0.

Humilhado pela condição de reserva que detesta, o Sheik entrou no campo do Pacaembu aos 26 minutos do segunda etapa, com uma disposição que não exibia fazia tempo. Pouco depois, o Timão chegava ao gol que um atacante do time não marcava havia mais de um mês.

O primeiro triunfo do Alvinegro do Parque no Campeonato Brasileiro foi construído em mais uma jornada cheia de problemas. Com Alexandre Pato e Guerrero na frente, faltou criação na faixa central do campo, e houve espaço para a Macaca, que perdeu ao menos três oportunidades claras.

Mesmo assim, Tite mandou a equipe ao ataque, tendo cinco homens na frente em determinado momento. Foi premiado com o gol de Emerson e voltou a adotar cautela. Com um susto no final para satisfazer os masoquistas da Fiel que foram ao estádio na sessão coruja do sábado, o Timão chegou aos cinco pontos e subiu para a parte de cima da tabela. A Ponte, com três em três rodadas, está no meio.O jogo - Se tirou criação, a nova formação adotada pelo Corinthians deu mais poder de fogo ao time. Alexandre Pato se movimentou bem pela faixa central e buscou o jogo. Durante o primeiro tempo, a equipe atacou mais pela esquerda, tendo sucesso com Danilo, mas os lances ficavam sempre a um passe de uma conclusão limpa dentro da área.

Assim, chutar de fora foi a alternativa encontrada. Pato tentou três vezes, e Guilherme -- participando muito bem do jogo com seus passes precisos -- foi o mais perigoso, obrigando Edson Bastos a fazer boa defesa. Com Pato em campo, Guerrero saiu muito mais da área do que costuma e fez um bom trabalho.

Já a Ponte adotava um comportamento defensivo e tinha em Rildo, pela direita, a melhor alternativa na linha de armadores do 4-2-3-1. Mesmo atacando pouco, os visitantes tiveram as oportunidades mais claras da primeira etapa. Em uma delas, na cara de Cássio, William deu de canela. Em outra, Chiquinho pegou mal.A Macaca voltou do intervalo com Roger no lugar de Rildo e teve uma chance clara logo no primeiro minuto, com Chiquinho recebendo na área e acertando o poste esquerdo. Pato demorou a bater do outro lado, após linda jogada de Guerrero, e Tite resolveu trocar Romarinho por Douglas.

O Timão, que já estava exposto a contra-ataques, abriu-se ainda mais. A Ponte colocou Artur na lateral, adiantou Cicinho e teve grande oportunidade em uma jogada na qual Cicinho avançou com Roger. O lateral/meia recebeu na pequena área e errou com o lance parado por impedimento.

Insatisfeito com a possibilidade do quinto empate seguido, o Alvinegro partiu de vez ao ataque com o atacante Emerson no lugar do zagueiro Chicão. Ralf foi recuado, e o time passou a atuar em uma espécie de 4-1-3-2, com Emerson na direita e Danilo na esquerda.

O resultado foi rápido. A substituição foi aos 26 minutos. Aos 27, Emerson venceu a marcação e rolou para finalização perigosa de Guerrero. Aos 28min o Sheik deu mais um drible com facilidade e, mesmo sem muito ângulo, bateu cruzado para balançar a rede de Edson Bastos.

Pouco depois, Tite voltou a adotar uma formação mais equilibrada, trocando Pato pelo zagueiro Felipe. William esteve muito perto de empatar de carrinho, mas o Corinthians conseguiu se segurar para enfim, na terceira rodada do Brasileiro, conquistar a primeira vitória na busca pelo hexa.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade