PUBLICIDADE

Libertadores

Força em casa, gols e artilheiro: quem é o Guaraní-PAR?

6 mai 2015 - 08h11
(atualizado às 08h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Tite admitiu há duas semanas, após o Corinthians perder invencibilidade no ano com derrota por 2 a 0 para o São Paulo: “não conheço o Guaraní-PAR, Vi uma parte de um jogo só, mas agora vou buscar mais informações”. Sem duelos por duas semanas, o treinador teve tempo para pesquisar. E o que encontrou? Provavelmente descobriu um time irregular, com qualidades e muitos defeitos, mas que é um dos melhores do Paraguai com força em seus domínios e um atacante com faro de gol.

A própria campanha na Libertadores explica um pouco o que é este Guaraní. Em seis jogos, foram duas vitórias, três empates e uma derrota. O primeiro triunfo só veio na terceira rodada, por 5 a 2 sobre o Deportivo Táchira. Mesmo com a campanha irregular, o time paraguaio marcou mais vezes na fase de grupos do que os corintianos (fez 12 gols, contra nove dos alvinegros), apesar de também ter sofrido bem mais (10 contra 3).

Guaraní-PAR é rival do Corinthians nas oitavas da Libertadores
Guaraní-PAR é rival do Corinthians nas oitavas da Libertadores
Foto: Raul Sifuentes / Getty Images

Cansado?

Ao contrário do Corinthians, o Guaraní não teve descanso na última semana. Muito pelo contrário: no último sábado, enquanto o time alvinegro só treinava, os paraguaios enfrentaram o Libertad-PAR pelo campeonato nacional e venceram partida difícil por 1 a 0 para ficarem a um ponto do líder Cerro Porteño com apenas cinco jogos até o fim do torneio.

No Campeonato Paraguaio, por sinal, a campanha do Guaraní é excelente: são 12 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. A disputa pelo título com o Cerro ficou quente de verdade no último fim de semana, já que o atual líder só empatou com o arquirrival Olimpia. O novo cenário do torneio local pode até ser favorável ao Corinthians: o fato de estar novamente na briga pelo título pode fazer o Guaraní tirar um pouco o pé na Libertadores, por saber da dificuldade do torneio internacional.

Guaraní-PAR se apega à força em casa e ao ataque

Na Libertadores, o Guaraní-PAR não conseguiu nenhuma vitória fora de casa – perdeu uma e empatou duas. Por outro lado, em casa não sabe o que é perder: tem duas vitórias (inclusive uma sobre o argentino Racing) e um empate. O feito é visto também no Campeonato Paraguaio: se considerados só os jogos em casa, o adversário corintiano é líder com 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Fora, o desempenho é um pouco pior: 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

Local Números do Guaraní no atual Paraguaio e Libertadores
Em casa 9 vitórias, 2 empates e 1 derrota; 27 gols marcados e 11 sofridos
Fora de casa 5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas; 20 gols marcados e 19 sofridos

Outro destaque do time paraguaio é o ataque. Na Libertadores, a equipe teve o quinto melhor sistema ofensivo da primeira fase. Do mesmo modo, é o líder em quesito gols no Campeonato Paraguaio, com 35 em apenas 17 jogos. Por outro lado, a defesa é um defeito que pode ser explorado pelo Corinthians: no torneio nacional, o Guaraní sofreu 20 gols e é apenas a quinta melhor defesa. Na Libertadores, foi o classificado para a segunda fase que mais sofreu gols (10).

O artilheiro

Federico Santander é um dos artilheiros da Libertadores
Federico Santander é um dos artilheiros da Libertadores
Foto: Raul Sifuentes / Getty Images

O Corinthians tem que ficar de olho em pelo menos um elemento do “poderoso” ataque do Guaraní-PAR: Federico Santander. O típico centroavante de 1,87 m e apenas 23 anos é um dos melhores de sua geração no Paraguai. Tem passagens pelas seleções de base do país e, inclusive, tem seis jogos pela seleção principal, com um gol. Na Libertadores de 2015, é o terceiro maior artilheiro até aqui, com cinco gols.

Federico Santander é um clássico atacante matador. Tem grande capacidade de finalização: dos cinco gols marcados na Libertadores, três foram em jogada, um de cabeça e um de pênalti. O camisa 9, inclusive, já tem passagens por empréstimo pelo Toulouse (França), Racing (Argentina) e Tigre (Argentina).

Vai ter casa cheia?

Defensores del Chaco será palco de Guaraní-PAR x Corinthians
Defensores del Chaco será palco de Guaraní-PAR x Corinthians
Foto: Luis Vera / Getty Images

O Guaraní chegou a receber uma proposta de levar o jogo contra o Corinthians para mais perto do Brasil, mas preferiu contar com o apoio da torcida e jogará no lendário Defensores del Chaco. No entanto, não há certeza de casa cheia: no duelo contra o Libertad, no último fim de semana, a equipe contou com apenas 872 pagantes nas arquibancadas do acanhado Estádio Rogelio Livieres, segundo o jornal local Cronica. Apesar de tradicional e segundo time mais velho do Paraguai, a equipe não possui grande número de fãs.

Para tentar lotar o bem maior Defensores del Chaco, o time mandante colocou ingressos populares, que têm preços iniciados a partir de R$ 6. Os torcedores corintianos encontrarão situação bem diferente: serão cobrados os ingressos mais caros do estádio para os alvinegros, a partir de R$ 120. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade