PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Jornal: "solo mole" fez guindaste cair na Arena Corinthians

4 abr 2014 - 07h53
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, um laudo técnico produzido pela UFRJ apontou o afundamento do solo, que estava "mole", como razão da queda do guindaste que matou duas pessoas na Arena Corinthians, em acidente ocorrido em novembro do ano passado. Segundo o estudo, o local do acidente apresentou uma medida de firmeza do terreno de 13%, enquanto o ideal seria de pelo menos 80%. Vale lembrar que a caixa-preta do guindaste, que grava todas as operações da máquina, não funcionava há quase um ano no momento do acidente.

De acordo com a construtora Odebrecht, responsável pelas obras da Arena Corinthians, o afundamento do solo abaixo do guindaste não foi a causa do acidente. A empresa afirmou que realizou novas medições e análises no local e assegurou que o solo tinha condições de suportar "com muita folga" o peso do guindaste. A Odebrecht não quis comentar o laudo da UFRJ mais detalhadamente porque não teve acesso ao documento.

Posteriormente, em contato com o Terra, a assessoria da Odebrecht se manifestou sobre o tema. Confira abaixo:

A Odebrecht Infraestrutura reafirma que o solo que sustentava o guindaste acidentado possuía todas as condições técnicas para suportar o peso da máquina, não havendo relação entre a condição do solo e o acidente.

A Construtora não tem conhecimento sobre o laudo contratado pela empresa fabricante do equipamento acidentado, - que jamais apresentou os dados da caixa preta do equipamento-, e esclarece novamente que dispõe de estudos que confirmam a adequação do solo às operações de deslocamento e içamento realizadas pelo guindaste.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade