PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Maior campeão, Corinthians usa o Paulista como preparação continental

30 jan 2015 - 00h20
(atualizado às 07h47)
Compartilhar

Clube que mais conquistou títulos do Campeonato Paulista, o Corinthians não dará tanta importância à busca pela sua 28ª taça estadual no primeiro semestre de 2015. A prioridade da equipe que voltou a ser comandada por Tite é a Copa Libertadores da América, pela qual fará confronto eliminatório com o Once Caldas, da Colômbia, já nos dias 4 e 11 de fevereiro, em Itaquera e em Manizales.

Justamente em função do iminente início da Libertadores, no entanto, a estreia do Corinthians no Estadual provoca ansiedade em Tite. O técnico utilizará a mesma formação que pretende colocar em campo contra o Once Caldas - aquela dos amistosos de pré-temporada - diante do Marília às 17 horas (de Brasília) de domingo, em Itaquera. Será o teste final para o time que conta com Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Lodeiro, Renato Augusto e Emerson; Guerrero.

Com esses titulares, o Corinthians perdeu por 1 a 0 para o Colônia e ganhou por 2 a 1 do Bayer Leverkusen, ambos da Alemanha, pela Copa Flórida. E sofreu para vencer por 3 a 0 (os gols só foram marcados quando os reservas já estavam no gramado) o Corinthian-Casuals, time amador da Inglaterra que inspirou a fundação do clube do Parque São Jorge, em 1910.Tite considerou os amistosos positivos, porém usará o Campeonato Paulista para realmente dar corpo ao Corinthians. Não há muito que inovar, pois a diretoria pouco contratou em função das dificuldades financeiras. Chegaram o lateral direito Edílson, o zagueiro Edu Dracena, o volante Cristian e o atacante Stiven Mendoza, enquanto o jovem defensor Yago e o irreverente Emerson Sheik retornaram de empréstimo.

Ainda com esperanças de ganhar mais reforços - e com o receio de perder o centroavante peruano Paulo Guerrero -, Tite inscreveu somente 26 jogadores no Campeonato Paulista. A expectativa é preencher uma das duas vagas em aberto com o atacante Vagner Love, porém a realidade deverá ser a utilização de novatos campeões da última Copa São Paulo de juniores, que estão de férias até 23 de fevereiro.

Colaborando com a pressa para deixar o Corinthians pronto para a temporada, um clássico contra o Palmeiras (que levou o atacante Dudu, desejo corintiano) será disputado entre as partidas com o Once Caldas. Em 8 de fevereiro, o time de Tite irá pela primeira vez ao remodelado Palestra Itália para enfrentar o grande rival - provavelmente com os seus reservas.

Mesmo que as atenções estejam voltadas para a Libertadores, o Campeonato Paulista não deixa de ser valorizado pelo Corinthians. "É um torneio muito importante, o melhor estadual, e a gente quer o título. A minha segunda conquista aqui foi um Paulista, invicto. Foi aí que comecei a me tornar o que sou hoje. Se depender de mim, quero jogar a maioria das partidas", avisou o meio-campista Elias.O Corinthians está no grupo B do Campeonato Paulista, o mesmo de São Bento, Rio Claro, Ponte Preta e Audax. No ano passado, com Mano Menezes, não conseguiu nem sequer passar por essa fase classificatória e chegar ao mata-mata. Em 2013, com Tite, foi campeão - logo após cair diante do argentino Boca Juniors na Libertadores, que também era prioridade.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade