PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Candidato a líder, Corinthians encara venezuelanos sob "maldição"

18 abr 2012 - 07h38
Compartilhar
Diego Garcia
Direto de São Paulo

O Corinthians entra em campo contra o Deportivo Táchira-VEN nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Estádio do Pacaembu, de olho não apenas na liderança da chave 6 da Copa Libertadores da América, mas também na primeira colocação geral da fase de grupos da competição. O resultado, contudo, não seria tão positivo, já que todos os times que se classificaram nessa condição sucumbiram em uma "maldição".

Desde que o sistema foi implantado, em 2005, jamais o clube que avançou às oitavas de final como líder geral foi campeão. Isso aconteceu com River Plate-ARG (2005), Vélez Sársfield-ARG (2006), Santos (2007), Fluminense (2008), Grêmio (2009), Corinthians (2010) e Cruzeiro (2011), equipes que ficaram com a liderança na etapa de grupos, mas não ficaram com o título.

Em 2010, o próprio Corinthians viveu essa situação, quando encarou o Flamengo - pior segundo colocado - e sucumbiu pelo critério de gols marcados fora de casa, após derrota no Rio de Janeiro (1 a 0) e vitória em São Paulo (2 a 1).

Neste ano, o Libertad-PAR ocupa a liderança geral da etapa de grupos, por enquanto. Contudo, os paraguaios já fizeram sua última partida e ainda podem ser ultrapassados por Fluminense (12 pontos), Nacional de Medellín-COL (12), Corinthians (11) e Santos (10), que ainda entrarão em campo. Outros que poderiam ficar com o topo são Boca Juniors-ARG e Universidad de Chile, que estão em segundo nas chaves 4 e 6, respectivamente, sendo ambos com 10 pontos.

Contudo, o Corinthians é o clube com maiores chances de ficar com a primeira colocação geral. Isso, porque encara o Táchira em casa, enquanto Fluminense e Nacional de Medellín enfrentam Arsenal-ARG e Universidad de Chile, respectivamente, em território adversário. A equipe carioca, entretanto, terá pela frente um rival já eliminado, enquanto os colombianos jogam com um time que ainda tem chances de ultrapassá-los no topo do Grupo 4.

"O Corinthians não conquistou o primeiro lugar de última hora. Nunca abrimos mão dessa possibilidade (de ficar com a liderança geral) e vamos continuar trabalhando assim. Vai ser assim de novo na Libertadores", definiu o técnito Tite, que acrescentou que acompanha os possíveis rivais no torneio. "O Bolívar é difícil, acostumado com a altitude. Joguei com o Grêmio em La Paz. É difícil jogar lá. Acompanho a equipe do Vélez, do Boca Juniors, do Santos, do Internacional. Ficamos acompanhando", finalizou.

Veja todos os primeiros colocados gerais da Libertadores e os respectivos campeões ano a ano:

2005
1º Geral na Etapa de Grupos - River Plate (caiu na semifinal)
Campeão - São Paulo (5º melhor 1º colocado na etapa de grupos)

2006
1º Geral na Etapa de Grupos - Vélez Sársfield (caiu nas quartas)
Campeão - Internacional (2º melhor 1º colocado na etapa de grupos)

2007
1º Geral na Etapa de Grupos - Santos (caiu na semifinal)
Campeão - Boca Juniors (3º melhor 2º colocado na etapa de grupos)

2008
1º Geral na Etapa de Grupos - Fluminense (caiu na final)
Campeão - LDU Quito (3º melhor 2º colocado na etapa de grupos)

2009
1º Geral na Etapa de Grupos - Grêmio (caiu na semifinal)
Campeão - Estudiantes (2º melhor 2º colocado na etapa de grupos)

2010
1º Geral na Etapa de Grupos - Corinthians (caiu nas oitavas)
Campeão - Internacional (6º melhor 1º colocado na etapa de grupos)

2011
1º Geral na Etapa de Grupos - Cruzeiro (caiu nas oitavas)
Campeão - Santos (melhor 2º colocado na etapa de grupos)

Corinthians pode encerrar etapa de grupos com melhor campanha
Corinthians pode encerrar etapa de grupos com melhor campanha
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade