PUBLICIDADE

Terra na Copa

Estádio do Corinthians terá painel de LED na fachada para mostrar torcida

2 ago 2012 - 18h35
(atualizado às 19h09)
Compartilhar
Renan Truffi
Direto de São Paulo

O Corinthians anunciou nesta quinta-feira que seu estádio, em construção para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014, terá um painel de luminárias de LED na fachada, com 170 m de comprimento e 20 m de altura, para mostrar principalmente imagens da torcida durante as partidas.

» Veja quem são os veteranos que "dão caldo" na Série A
» Com fechamento da janela, veja quem são os gringos da Série A

"A solução dos telões é a mais moderna existente. São quatro telões (internos) de altíssima definição e mais o maior telão do mundo (do lado externo), que não visa mostrar publicidade, mas a torcida pulsante do Corinthians", afirmou o arquiteto responsável pelo projeto Aníbal Coutinho.

Além do painel de LED, todo o projeto de iluminação da arena, localizada em Itaquera, será feito em parceria com a multinacional alemã OSRAM. De acordo com o Sergio Costa, responsável pela área de Projetos e Soluções da empresa no Brasil, o estádio terá a "melhor iluminação do mundo", com aproximadamente 5.000 lux, "mais que o dobro de luz da maiores estádios".

"Para deixar bem claro essa questão da melhor iluminação do mundo. Um escritório muito bem projetado tem nível de 500 lux. Outra referencia é aquele circuito de Fórmula 1 de Cingapura, que transforma a noite em dia. Lá tem 3.000 lux de iluminação. (O estádio) terá nível de eficiência muito alta, acima do exigido pela Fifa. A gente pode dizer, sem dúvida nenhuma, que é a melhor iluminação de estádio do mundo", disse.

O painel vai estar construído de frente para o estacionamento do estádio. No entanto, só deverá funcionar em dias de jogos, segundo Coutinho. "Somente funcionará durantes os eventos. Na maior parte do tempo vai ficar desligado. A visibilidade do telão é mais quem estiver no estacionamento", explicou.

Consumo de energia

Apesar do tamanho do painel, Sérgio Costa garante que o consumo de energia será baixo. "O aumento de consumo de energia não é proporcional, não estamos dobrando o consumo por causa dos 170 metros de comprimento. O consumo disso é de alguns chuveiros elétricos", argumentou.

Além disso, o arquiteto adiantou que os vidros da cobertura do estádio serão equipados com uma tecnologia que permite absorver calor para transformar em energia elétrica quando necessário. "(A geração de energia) vai estar nos 4.500 m² de vidro da cobertura. Nós não vamos ter só geração de energia por células fotovoltaicas, mas também eólica (por meio do vento)".

Responsáveis apresentam o projeto de iluminação do futuro estádio corintiano
Responsáveis apresentam o projeto de iluminação do futuro estádio corintiano
Foto: Miguel Schincariol / Agência Lance
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade