PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Quem Tite pode usar do Corinthians campeão da Copinha?

26 jan 2015 - 08h29
(atualizado às 08h30)
Compartilhar
Exibir comentários

É claro que vencer a Copa São Paulo de Futebol Júnior é muito importante, mas uma pergunta fica ao fim do torneio: quais jogadores mostrarão competência para atuar pelo profissional? Nas últimas conquistar do Corinthians, que levou a edição de 2015 após vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP no último domingo, poucos jogadores foram realmente revelados e mostraram talento no profissional, maior razão da base existir. Desta vez será diferente?

Das conquistas recentes de 2012 e 2009, quase ninguém se deu bem após o torneio. O título valeu apenas no “grito” no Estádio do Pacaembu e na festa após o jogo. O único atleta que virou grande do time de 2012 foi o zagueiro Marquinhos, atualmente no PSG. Outros fazem relativo sucesso em menor expressão e ainda tentam se firmar, como Antônio Carlos, Denner e Douglas Tanque.

Em 2009 a situação foi ainda pior: as grandes revelações da época foram Bruno Bertucci, atualmente no futebol do Azerbaijão, Marcelinho, que foi reserva do Ituano na campanha do título paulista de 2014, e Boquita, que chegou a fazer quase 60 jogos pelo time principal, mas atualmente não consegue destaque sequer em times nanicos do Brasil.

E neste ano? As maiores atenções recaem sobre Pedro Henrique, zagueiro, Guilherme Arana, lateral esquerdo, Marciel, volante, Matheus Cassini, meia, e Gabriel Vasconcelos, atacante. Poucos, contudo, devem subir ao profissional imediatamente, devido às restrições em inscrições de jogadores no primeiro semestre no Paulistão e na Libertadores.

Veja abaixo a análise dos principais jogadores do Corinthians na Copinha:

Caíque França – Goleiro – 19 anos

Caíque, goleiro do Corinthians, se estica em chute perigoso do Botafogo-SP
Caíque, goleiro do Corinthians, se estica em chute perigoso do Botafogo-SP
Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press

O goleiro está no limite da idade e, portanto, fez sua última aparição na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Fez uma excelente Copinha e não falhou. Mostrou crescimento nas fases finais, com grandes defesas contra São Paulo, na semi, e Botafogo-SP, na final. Contudo, enquanto o profissional tiver Cássio, Walter e Matheus Vidotto, terá pouco espaço.

Léo Príncipe – Lateral – 18 anos

"É campeão!" Torcida corintiana festeja título da Copinha:

Bom no apoio, Léo Príncipe marcou golaço em subida ao ataque no jogo contra o São Paulo, pela semifinal. Ainda possui algumas deficiências defensivas e pode ser mantido na base para disputar mais uma Copa São Paulo. No profissional, teria a poderoso concorrência de Fágner e Edílson.

Pedro Henrique – Zagueiro – 19 anos

<p>Pedro Henrique já está integrado ao profissional do Corinthians</p>
Pedro Henrique já está integrado ao profissional do Corinthians
Foto: Divulgação

Já está integrado ao elenco profissional do Corinthians. Viajou até para a Florida Cup e é observado de perto por Tte.

Rodrigo Sam – Zagueiro – 19 anos

Copinha: Corinthians vence Botafogo-SP e conquista 9º título:

Rodrigo Sam fez uma boa Copa São Paulo e deu consistência defensiva para o Corinthians. É bom jogador e rápido, mas o companheiro Pedro Henrique está na frente por uma vaga no time principal.

Guilherme Arana – Lateral esquerdo – 17 anos

Guilherme Arana já está integrado ao profissional do Corinthians
Guilherme Arana já está integrado ao profissional do Corinthians
Foto: Helio Suenaga / Gazeta Press

Precoce, já é uma quase realidade no Corinthians. O jogador superou a concorrência de atletas mais velhos e inclusive treina desde o ano passado com os profissionais corintianos. Ótimo no apoio, ainda tem que corrigir alguns erros defensivos. Pode disputar ainda mais duas Copas SP, mas talvez já seja integrado definitivamente pelo time de Tite.

Marciel – Volante – 19 anos

Marciel comemora gol: vitória de virada do Corinthians
Marciel comemora gol: vitória de virada do Corinthians
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press

Foi uma das gratas surpresas do Corinthians na Copinha de 2015. O volante tem boa técnica, com excelente categoria nos passes e lançamentos, além de marcação competente. Não tem mais idade para disputar outras Copas SP e está em uma posição bem servida no time principal, mas deve ganhar chance.

Maycon – Volante – 17 anos

Foto: Mauro Horita/Agif / Gazeta Press

Também com excelente passe, Maycon alterna com Marciel a função de primeiro e segundo volante. Ainda é jovem e tem muito a crescer, podendo disputar mais duas Copinhas. Fez o gol do título na final contra o Botafogo-SP e deu lindo passe para o primeiro gol na semifinal contra o São Paulo.

Matheus Cassini –Meia – 18 anos

Matheus Cassini foi um dos destaques do Corinthians na Copinha de 2015
Matheus Cassini foi um dos destaques do Corinthians na Copinha de 2015
Foto: Hélio Suenaga / Gazeta Press

Um dos grandes destaques do Corinthians na Copa São Paulo de 2015. Fez bem o trabalho no meio-campo e tem qualidade ao servir os atacantes. Conta também com boa finalização. Pode disputar mais uma Copa SP, mas deve subir imediatamente para o time profissional para acumular experiência.

Matheus Vargas – Meia – 18 anos

Mateus Vargas (à esq) marca um dos gols da vitória corintiana sobre o São Paulo
Mateus Vargas (à esq) marca um dos gols da vitória corintiana sobre o São Paulo
Foto: Helio Suenaga / Futura Press

Contratado do Grêmio Osasco após boa participação na Copinha de 2014, foi titular em 2015 apenas porque o paraguaio Gustavo Vieira está no Sul-Americano Sub-20. Foi bem, mas ainda está cru para o profissional e viu o companheiro xará se sobressair. Foi muito aplaudido na final e pode disputar mais uma Copinha.

Marcinho – Meia-atacante – 19 anos

Começou a Copa São Paulo como titular, mas perdeu espaço com o sucesso de Gabriel Vasconcelos. Na final, começou jogando e infernizou a zaga do Botafogo-SP, mas dificilmente subirá para o profissional.

Yan – Meia – 19 anos

Jogou pouco na Copa SP, apesar de ser sua última chance de disputar o torneio. Começou a final como titular, mas cometeu erros, como em uma finalização cara a cara no primeiro tempo. Tem qualidade no chute e quase marcou um golaço no segundo tempo da final.

Gabriel Vasconcelos – Atacante – 18 anos

Foto: Sergio Barzaghi / Getty Images

Começou a Copa São Paulo no banco, mas ganhou a posição ainda na primeira fase. Foi o melhor jogador corintiano no torneio. Tem boa finalização e consegue fazer muito bem o pivô no ataque. O controle de bola é uma de suas qualidades. Terminou a Copinha como artilheiro do torneio e tem boas chances de queimar etapas e já subir para o time de Tite, no qual terá grande concorrência.

Gustavo Tocantins – Atacante – 18 anos

Gustavo Tocantins já fez partidas pelo profissional do Corinthians
Gustavo Tocantins já fez partidas pelo profissional do Corinthians
Foto: Helio Suenaga / Gazeta Press

Já está integrado ao profissional e disputar quatro partidas com Mano em 2014. Em um duelo contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro, perdeu um gol cara a cara com o goleiro adversário. Foi considerado muito “verde” quando subiu e não conquistou a confiança da torcida, mas deve continuar no time de cima.

E para você? Quem o Tite deveria utilizar no time profissional? Comente logo abaixo e deixe sua opinião. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade