PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Sabe os destaques de SP na Copinha? Não devem jogar Estadual

23 jan 2015 - 09h23
(atualizado às 09h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Não é de hoje que os campeonatos estaduais são encarados, pela maioria dos grandes clubes, como excelentes oportunidades para testar jogadores, experimentar formações e lançar jovens talentos no time principal. A pressão é menor, os adversários são teoricamente mais frágeis, e as derrotas, não tão doloridas.

Porém, em São Paulo, uma mudança no regulamento feito pela Federação Paulista de Futebol (FPF) - também feita no Rio de Janeiro - pode colocar em xeque parte dos (já raros) benefícios que o Estadual pode dar aos clubes mais tradicionais. Ao limitar a 28 o número de jogadores que podem ser inscritos por cada equipe para a disputa do Campeonato Paulista, a FPF praticamente impede que treinadores usem a competição para lançar novas promessas ao futebol - a entidade pretende evitar o desmanche nos elencos dos clubes pequenos e a escalação de times teoricamente mais fracos nos grandes.

O que diz o novo regulamento da Federação Paulista de Futebol (FPF) 

Cada clube tem até a quarta rodada do Campeonato Paulista para registrar 28 atletas (três goleiros e 25 de linha). Na fase de quartas de final, cada técnico pode fazer no máximo quatro mudanças na lista de inscritos, como também para a semi e para a final. Em caso de goleiros lesionados, serão permitidas trocas desde que o clube apresente laudo médico provando a impossibilidade de o profissional atuar.

Podendo “registrar” apenas 25 atletas de linha e três de gol para jogar o Estadual, os clubes dificilmente se arriscarão a listar jogadores com pouca ou nenhuma experiência no time de cima. Antes, não havia limite de inscrições por equipe para a disputa do Campeonato Paulista. Era comum, então, ver atletas que haviam se destacado na Copa São Paulo de Futebol Júnior, por exemplo, ganhando oportunidades no mais tradicional dos torneios estaduais do Brasil. Neymar, por sinal, estreou assim entre os profissionais em 2009.

E é aí que está a grande ironia: dominada por paulistas neste ano, a Copa São Paulo dificilmente “cederá” jogadores ao Estadual de 2015. Semifinalistas da Copinha em 2015, Palmeiras, Corinthians e São Paulo provavelmente não terão espaço em seus elencos para apostar em jovens. Até mesmo o Botafogo-SP, que jogará a decisão contra a equipe alvinegra, pode encontrar dificuldades para arriscar. Abaixo, saiba melhor sobre este cenário e entenda a situação de cada um dos três clubes grandes que brilharam na Copinha, mas que dificilmente lançarão jovens no Campeonato Paulista:

São Paulo

<p>Centroavante Jo&atilde;o&nbsp;Paulo (centro) tem brilhado na Copinha</p>
Centroavante João Paulo (centro) tem brilhado na Copinha
Foto: Lucas Lacaz Ruiz / Futura Press

O time tricolor é o que mais se envolveu neste tema. No fim do ano passado, quando a mudança no regulamento do Paulista foi anunciada pela FPF, o presidente são-paulino, Carlos Miguel Aidar, revoltou-se e cogitou, inclusive, registrar praticamente um time inteiro sub-20 na competição estadual – algo que, posteriormente, foi rechaçado pelo treinador Muricy Ramalho.

“Eu fui voto vencido por uma falta de massa encefálica dos 19 presidentes que estavam naquela mesa", criticou Aidar, em novembro do ano passado, durante entrevista à TV Record. “Investimos este ano cerca de R$ 30 milhões na base e quero usá-la. Mas onde vou usar? No campeonato Sub-20? Não acrescenta em nada. Acrescenta trazer jogadores para disputar o Paulista e prepará-los para outros campeonatos. Infelizmente, falta sensibilidade aos dirigentes, que ainda pensam pequeno”, decretou.

O grande destaque do São Paulo na Copinha de 2015 foi João Paulo, centroavante forte e fazedor de gols. Nas quartas de final contra o Atlético-PR, por exemplo, ele balançou as redes três vezes e inclusive marcou um gol olímpico. Este deve ser um dos poucos jogadores da base aproveitados por Muricy no Paulista. “Nós vamos levar muito a sério o Campeonato Paulista, como deve ser levado. Com certeza não vamos deixar de lado, pôr Sub-20. Vai mesclar”, explicou o treinador.

Palmeiras

<p>Base do Palmeiras é promissora, mas pode não ter tanto espaço no Paulista</p>
Base do Palmeiras é promissora, mas pode não ter tanto espaço no Paulista
Foto: Helio Suenaga / Futura Press

Assim como o São Paulo, o clube de Palestra Itália também se manifestou sobre o assunto – e contra a decisão da FPF. O "porta-voz" foi o treinador Oswaldo de Oliveira, que, quando trabalhou em Botafogo e Santos nos últimos três anos, conseguiu aproveitar, com sucesso, jogadores da base nos campeonatos estaduais. O destaque do Palmeiras na Copinha de 2015 é Gabriel Jesus, atacante de 17 anos que já até virou ídolo da torcida. Ele dificilmente terá chances de jogar no Paulista.

“A gente inicia uma temporada jogando partidas sucessivas com essa temperatura e você ainda tem esse tipo de restrição... Eu lamento muito isso. Tínhamos que abrir mais o leque, dar mais oportunidades, tínhamos que trabalhar fazendo a transição de jogadores da base com a equipe de cima. Mas com as contratações que fizemos, não vai sobrar vaga para, por exemplo, para os meninos que estamos acompanhando na Copa São Paulo. Esse ano a minha possibilidade de usar esses meninos será muito mais limitada. Essas regras tem que ser repensadas”, criticou Oswaldo.

Corinthians

<p>Jogadores do Corinthians na Copa São Paulo não devem ter tantas chances no Campeonato Paulista</p>
Jogadores do Corinthians na Copa São Paulo não devem ter tantas chances no Campeonato Paulista
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press

A equipe alvinegra tem sofrido para concretizar grandes negociações devido a dificuldades financeiras e, por isso, poderia apostar em lançar jovens no Paulista para aproveitá-los no futuro. Entretanto, o limite de inscritos da FPF deve dificultar tal prática – embora nada oficial tenha sido declarado pelo técnico Tite.

O atacante Gabriel Vasconcellos, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, 17 anos, e o meia Matheus Cassini, 18 anos, vêm chamando a atenção na Copa São Paulo de Futebol Junior. O último é meio-campista canhoto, habilidoso e tem despertado até o interesse de clubes europeus, como o Atlético de Madrid. Neste caso, Tite pode abrir mão de um atleta rodado para testá-lo no Estadual. Mas, assim como no caso dos outros rivais, isto seria uma enorme surpresa...

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade