PUBLICIDADE
Logo do Coritiba

Coritiba

Favoritar Time

Coritiba e Operário aumentam número de sócios com a decisão

Finalistas do Campeonato Paranaense comemoram aumento no quatro associativo

24 abr 2015 - 20h21
(atualizado em 27/4/2015 às 02h31)
Compartilhar
Exibir comentários

É inegável que chegar em qualquer decisão anima torcedores e simpatizantes. E, no Campeonato Paranaense, não é nem um pouco diferente. Coritiba e Operário, finalistas da competição, viram essa empolgação em números: o quadro associativo de ambos aumentou com o passar de fases. A final é a "cereja do bolo".

Operário, com a vaga na Série D, espera chegar perto dos quatro mil sócios
Operário, com a vaga na Série D, espera chegar perto dos quatro mil sócios
Foto: Luciano Mendes/Divulgação

O caso mais emblemático é da equipe do interior, que não chega a finalíssima do Estadual há 54 anos - o clube foi vice-campeão em 14 oportunidades e nunca conquistou o título do Estado. Somente nas últimas duas semanas, entre as quartas de final, semifinal e a classificação surpreendente, o "Fantasma" aumentou consideravelmente o número de sócios.

No final de março, o Operário possuía 643 associados - em dezembro, como comparação, apenas 62 torcedores pagavam mensalmente. Após eliminar o Paraná, na vitória por 3 a 0, dentro de casa, o programa de sócios "Amigos do Operário-PR" embalou de vez e mais 166 novos sócios aderiram aos planos disponíveis. Antes do segundo jogo da semifinal contra o Foz do Iguaçu, outros 400 se associaram. Uma cidade empolgada com a campanha e a vaga inédita colocaram o mesmo número de associações, totalizando aproximadamente 1.600 sócios.

Com a vaga garantida na Série D, ou seja, tendo calendário pelo menos até a primeira fase do torneio nacional, a diretoria do time de Ponta Grossa quer chegar aos quatro mil sócios e embalar um possível acesso a Série C. Os valores, reformulados nesta temporada, variam de R$ 40 a R$ 500 . Outro fator importante, em levantamento do Instituto Paraná Pesquisas entre 4 e 7 de abril, é de que o Operário tem 9,7% da torcida da cidade. Em comparação a dezembro de 2012, última pesquisa feita na cidade, o índice era de 2,8%. "A cidade está em festa. As pessoas nas ruas não falam em outra coisa a não ser no Operário na final. Vai faltar lugar", festeja o mandatário, Lourival Pontarollo.

Torcedores do Coritiba prometem incentivar a equipe, mesmo em desvantagem no interior
Torcedores do Coritiba prometem incentivar a equipe, mesmo em desvantagem no interior
Foto: Divulgação/Coritiba

Já do lado do favorito Coritiba, maior campeão paranaense, a mudança de diretoria e filosofia no departamento de marketing e comunicação possibilitaram, diferente dos últimos dois anos, um crescimento no quadro que só perdia sócios. Nas últimas duas semanas, o clube alviverde conseguiu recuperar dois mil sócios, que estavam inadimplentes, além de conseguir novas adesões.

A explicação para isso é, até certo ponto, simples. A direção coxa-branca investiu em ações diretas, aproveitando o bom momento dentro das quatro linhas, para dar um "boom" neste tipo de receita. Antes do início do Campeonato Paranaense, em janeiro, o Coritiba tinha 22 mil associados, sendo 17 mil em dia. Além de treinos aberto nas vésperas de jogos decisivos para aproximar o contato do elenco com a torcida, a diretoria fez promoção para, quem estive devendo e desistido de ser sócio, teria a dívida perdoada.

Querendo impulsionar essa associação, os jogadores Vaná e Rafhael Lucas, após um treinamento, foram na Central de Sócio e começaram a ligar para os associados pedindo para que voltassem para ajudar o clube. "O torcedor tem de entender que o clube é dele. Ele que faz com que a gente sinta a emoção da arquibancada. É o torcedor que faz o Coritiba", cobra Marquinhos Santos, técnico alviverde.

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade