PUBLICIDADE
Logo do Coritiba

Coritiba

Favoritar Time

Coritiba espera enfim convencer e evitar sustos no Nacional

8 mai 2015 - 10h26
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A campanha do Coritiba no Campeonato Brasileiro 2014 assustou o torcedor até as rodadas finais, quando o time comandado dentro de campo pelo meia Alex, que fez sua despedida dos gramados, conseguiu se livrar do perigo do rebaixamento. Mudaram o presidente, o planejamento e boa parte do elenco. Entretanto, mesmo assim, para 2015 as expectativas não são as melhores.

Apesar de finalista do Campeonato Paranaense, a equipe alviverde não fez nenhuma apresentação convincente, o que vale para as atuações individuais e, exceções feitas ao atacante Rafhael Lucas, ao volante João Paulo e ao lateral Carlinhos, não houve outros destaques positivos. Negueba e Wellington Paulista, que chegaram como principais reforços, tiveram bons momentos pontuais e só. Na hora da decisão, sumiram em campo.

Pedro Ken teve oportunidade apenas no início da trajetória e perdeu espaço, transformando-se em um reserva de luxo nem sempre utilizado. Pode dar a volta por cima na Série A. Keirrison, às voltas com seus problemas físicos, segue longe de ser o artilheiro de outros tempos. O goleiro Vaná, que após alguns anos na reserva pode finalmente assumir a titularidade, falhou nas finais diante do Operário e passou a sofrer pressão do torcedor. Bruno, contratado do Criciúma, já atuou pela Copa do Brasil, mas também falhou diante do Fortaleza.É neste cenário que o técnico Marquinhos Santos, que de salvador da pátria passou a ser alvo de duras críticas, terá que remontar novamente a equipe, tentando encaixar sua filosofia de trabalho. "A perda do título (Estadual) aumenta a nossa responsabilidade. Temos que dar para o torcedor um ano tranquilo", avaliou o comandante coxa-branca.

Outro desafio é fazer o time render como visitante. Com excelente aproveitamento no Alto da Glória este ano - somente quebrado na final paranaense com a derrota por 3 a 0 para o Operário - o Coxa sabe que precisa dos pontos fora de casa pra construir uma campanha sólida para brigar por algo mais. "Sabemos que o Coritiba tem dificuldades fora de casa, e temos que reverter isso. Este grupo vai conseguir isso. Temos que melhorar a performance fora de casa. No Couto somos fortes, o torcedor faz e continuará fazendo".

Com o elenco inchado e não necessariamente qualificado, as primeiras rodadas devem servir para definir quem fica e quais as prioridades para quem chega. Por enquanto, o meia Thiago Galhardo, o zagueiro Leandro Silva e o atacante Paulinho são as novidades. Pouco para um clube que iniciou a temporada falando em títulos e retorno à Libertadores da América mas, que, a exemplo de seu rival Atlético Paranaense, começará o Brasileirão de olho na parte de baixo da classificação. O Coxa tem seu primeiro compromisso no Nacional neste sábado, às 18h30 (de Brasília), na Arena Condá.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade