PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Coritiba

Coritiba

Favoritar Time

Eleição começa a movimentar bastidores do Coritiba

24 set 2014 - 16h58
(atualizado às 17h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Ricardo Guerra, no centro e ao lado do presidente Vilson Ribeiro de Andrade, negou candidatura de oposição
Ricardo Guerra, no centro e ao lado do presidente Vilson Ribeiro de Andrade, negou candidatura de oposição
Foto: Coritiba / Divulgação

Para alguns ainda é cedo, mas as eleições do Coritiba neste ano já movimentam os bastidores do clube. O pleito para o período 2015-2017 está marcado para o 13 dia de dezembro e as composições se mostram tímidas, por enquanto.

O registro de chapas acontece até 13 de novembro, conforme previsto no artigo 52 do estatuto alviverde. No dia 11 deste mês, inclusive, o site oficial coxa-branca divulgou a lista de sócios aptos a votar no último mês do ano.

Ao todo, 9.125 associados possuem o direito de escolher o futuro presidente do Coritiba. Esses torcedores possuem o direito por ingressarem no quadro social antes de 12 de dezembro de 2012, estando em dia com suas obrigações até a prevista data.

Entretanto, a escolha dos candidatos ainda é incerta. Nomes foram especulados desde ano passado e, a partir outubro, o assunto está virando rotina no dia a dia da torcida. Até o próprio jogador Alex, que termina contrato em 2014, teve seu nome especulado – e negado veementemente na sequência pelo atleta.

Situação

A tendência é de que o atual mandatário alviverde tente a reeleição. Vilson Ribeiro de Andrade, por outro lado, evita falar do assunto publicamente no momento, mas admite a amigos que tem essa ambição. Com o Coritiba na zona de rebaixamento, o foco do dirigente é de evitar a queda e manter o time na elite do futebol – diferente da vez que ele assumiu o clube.

Além disso, sua forte presença na tentativa de aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (LRFE) e ter sido chefe de delegação da Seleção na Copa do Mundo, deixando o clube de lado, foram alvo de duras críticas na época. Agora, o discurso é de “a eleição fica para depois”.

Oposição

Há uma semana, o ex-secretário estadual da Previdência, Renato Follador Júnior foi colocado como candidato. Um email, na quinta-feira, disparou sua candidatura e alguns planos de gestão. Entretanto, o ex-jogador coxa-branca descartou a possibilidade neste pleito.

Outro nome bem especulado é de Ricardo Guerra, que ajudou essa gestão com patrocínio, mas viria como opositor. Uma ideia possível falada era de Alex entrar na composição, ajudando na gerência de futebol. Algo também negado pelo jogador.

Na segunda-feira, o próprio Guerra se manifestou em uma rede social e pôs fim ao seu nome como candidato. Entre as justificativas, o empresário coxa-branca destacou a dificuldade de conciliar com sua vida profissional e familiar. Porém, a ideia de compor alguma chapa não está descartada.

Que mico! Joel cai em comemoração de gol contra o São Paulo:

“Destaco minha impossibilidade de concorrer a Presidência o Coritiba Foot Ball Club neste ano. Na verdade, nunca tive vaidade ou ambição pessoal, nunca nem assumi pré-candidatura em caráter oficial. Meu objetivo sempre foi e será auxiliar o Coritiba independente de cargo, como através do nosso grupo empresarial já o fizemos. Agradeço com todo meu coração as manifestações de apoio e carinho que tenho recebido e deixo aqui minha mensagem de confiança na mudança, nos novos tempos que precisam surgir em nosso clube e coloco minha garra e vontade de ajudar a disposição de todos aqueles que bem intencionados estiverem dispostos a trabalhar pelo fim da atual situação que nosso clube vive”, explicou.

José Fernando Macedo, Ernesto Pedroso e Paulo Thomaz de Aquino, que trabalharam com a atual diretoria, são nomes possíveis para uma composição entre os opositores. Até o dia 13 de novembro, muita conversa ainda será realizada para definir, de fato, quem será o adversário de Vilson Ribeiro de Andrade.

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade