PUBLICIDADE
Logo do Coritiba

Coritiba

Favoritar Time

"Sisico", primeiro técnico de Alex, morre aos 80 anos

Segundo funcionário mais antigo do Coritiba, o ex-treinador era considerado um "mestre" pelo atual comentarista de TV

28 ago 2015 - 17h47
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos funcionários mais antigos do Coritiba, Acir Cortes faleceu nesta sexta-feira em Curitiba aos 80 anos. "Sisico", como era carinhosamente conhecido, foi o primeiro técnico do ex-jogador Alex, atualmente comentarista de um canal de televisão.

Treinador das categorias de base alviverde, Cortes lapidou várias joias do clube paranaense no passar dos anos. Além do recém-aposentado e maior descoberta, o técnico também achou os zagueiros Luccas Claro, Miranda e Henrique, o lateral Rafinha, o volante William Farias, o meia Dudu e os atacantes Pachequinho e Keirrison.

Coritiba criou o Troféu Acir Cortes em 2014, em homenagem ao funcionário
Coritiba criou o Troféu Acir Cortes em 2014, em homenagem ao funcionário
Foto: Divulgação/Coritiba

"Eu 'castigava' o Alex depois dos treinos e fazia ele ficar mais 15 minutos chutando com as duas pernas, acertando as camisas que eu pendurava nas traves. Fazia isso porque acreditava no potencial dele", afirmou Sisico, no ano passado. "A gente treinava num campo no Mossunguê, tinha uma árvore enorme, e ele falava: 'eu quero que você fique acertando na árvore'.  E eu ficava horas lá. Depois vinha de carona com ele até um certo ponto, pegava o ônibus e ia para casa. O primeiro treinador de verdade que eu tive foi o Sisico", elogiou Alex, também em 2014, pouco antes de se aposentar.

Em 2014, o Coritiba criou a primeira edição do "Troféu Acir Cortes", que homenageia o segundo funcionário coxa-branca mais antigo. A estreia aconteceu no dia 26 de novembro, no CT do Atuba, em um clássico Atle-Tiba envolvendo as equipes Sub-20. Com gols de Anderson, Juninho, Guilherme Paraguaio e Fábio, o troféu ficou para o time da casa.

Nas redes sociais, Alex lamentou a morte do "mestre Sisico" que, atualmente, auxiliava a categoria Sub-20. O ex-atleta sempre elogiou a visão do ex-treinador, que já o ensinava técnicas do presente no passado. "O Sisico é um monstro. Tudo o que eu ouvi do Felipão, do Zico, do Luxemburgo, do Aragones, tudo que eu ouvia desses caras de conceito de bola, de jogar na minha posição, de como me portar perante a qualquer situação eu ouvia do Sisico com 15 anos de idade", comentou.

Confira a mensagem de despedida do ex-camisa 10:

"Sisico" trabalhava no Sub-20 do Coritiba
"Sisico" trabalhava no Sub-20 do Coritiba
Foto: Divulgação/Coritiba

"É com uma tristeza profunda que coloco isso aqui. Faleceu agora à tarde o MESTRE SISICO!!! Ele me tirou da ponta e me trouxe pro meio. Ele me ensinou e exigia a todo o momento situações que usei durante toda minha carreira. Ele dizia: "LEQ, de dois toques na bola, drible somente perto da área, na cara do goleiro. Não chute forte, bata na bola como se fosse pênalti. Entre na área LEQ, camisa 10 de respeito faz gol de rebote. LEQ, respeite seu dom cidadão". Ouvi essas e outras frases durante anos na base do Coritiba. No meu retorno em 2012 ficava horas tomando café e falando das novas gerações. Mestre, que DEUS o receba de braços abertos. O senhor merece uma passagem suave e tranquila. Meu eterno agradecimento por todos os ensinamentos. Muito obrigado por tudo. Não chegaria a 1% da minha carreira caso eu não tivesse tido o senhor e seus ensinamentos no meu caminho. Que a sua família tenha a luz necessária nesse momento. DESCANSE EM PAZ MESTRE!", escreveu Alex no Instagram. 

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade