PUBLICIDADE

Campeonato Paranaense

Eleição da Federação Paranaense deve parar na Justiça

Os dois lados afirmam que possuem votos suficientes para eleger; decisão deve ser na Justiça

11 mar 2015 - 21h08
(atualizado às 23h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Trio de Curitiba se uniu à candidatura de Ricardo Gomyde
Trio de Curitiba se uniu à candidatura de Ricardo Gomyde
Foto: Divulgação

A eleição para eleger o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF) deve parar mesmo na Justiça. Tanto a situação quando a oposição registraram a chapa para o pleito do dia 21, que terminava nesta quarta-feira. Entretanto, há divergência nas listas de apoio.

Ao todo, 61 clubes profissionais, amadores e ligas habilitados estão aptos a votar. Cada chapa precisa de 30 assinaturas para poder se inscrever na eleição deste mês, ou seja, o novo presidente será decidido por apenas um voto ou nenhuma eleição acontecerá. A outra possibilidade é parar nos tribunais. Ainda mais que a conta de cada um não bate com o número total.

O atual mandatário da entidade, Hélio Cury, registrou a chapa "Transformação" há uma semana. Nesta manhã, para provar que possui 42 filiados o apoiando, a assessoria da campanha divulgou todos os nomes: J. Malucelli, Londrina EC, Maringá FC, Foz do Iguaçu FC, FC Cascavel, Prudentópolis FC, Nacional AC, AC Paranavaí, Arapongas EC, Cianorte FC, Junior Team,PSTC, Grecal, Apucarana Sports, Toledo CW, Vila Hauer EC, Combate Barreirinha FC, Uberlândia EC, União Capão Raso FC, Vila Fanny FC, Imperial FC, URE Santa Quitéria, União Nova Orleans, SBE Rio Negro, Caxias FC, ABE Novo Mundo FC, SER Bangu,Ypiranga FC, CSE Sergipe, Santíssima Trindade FC, União Ahú FC, GR Ipiranga, SE Tanguá, SOBE Iguaçu, Vasco da Gama FC, SE Renovicente, CA Boqueirão, União Vila Sandra EC e ainda a Liga de Futebol de Araucária, Liga Campolarguense de Futebol, Liga Desportiva de Campina Grande do Sul e Liga de Futebol de Guarapuava.

<p>Hélio Cury, candidato à reeleição, afirma que possui 45 votantes que o apoiam</p>
Hélio Cury, candidato à reeleição, afirma que possui 45 votantes que o apoiam
Foto: FPF / Divulgação

Mais três nomes foram inclusos nesta semana, totalizando 45. A Liga de Colombo, e os times amadores Urano e Colorado assinaram revogações à pretensa chapa de oposição e confirmaram seu apoio a reeleição do atual presidente. "Transformaremos a FPF ainda mais, ampliando os serviços prestados por ela e dignificando o futebol de nossa terra, representando-a com altivez e respeitando os princípios de uma gestão transparente e eficiente. Fico honrado com os apoios que obtive do futebol profissional, das cinco ligas e dos clubes amadores. O Paraná quer continuar transformando seu futebol", aposta Cury.

Já Ricardo Gomyde, candidato da oposição, fez uma coletiva de imprensa em um hotel no centro da cidade para mostrar o seu eleitorado: 37. O político tem o apoio do trio de ferro da capital: Atlético-PR, Coritiba e Paraná. "Nós já ganhamos a eleição. Se a Comissão Eleitoral respeitar a decisão dos eleitores, com o voto secreto, o livre pensar, o resultado nos será favorável", acredita.

A candidatura foi registrada no final da tarde, na sede da FPF, no bairro Portão. Já a situação afirma que oito assinaturas da chapa concorrente não dão direito a voto na eleição. Além disso, outras 10 foram realizadas para as duas chapas. Como conseguiu antes, de acordo com o regulamento da eleição, Cury levaria vantagem. Apesar de Cury alegar que o Conselho Eleitoral da entidade não ter aceito as revogações da chapa de oposição por "valer a primeira assinatura", o jurídico acredita que há divergências. E, se não conseguir vencer nas urnas, vai buscar na Justiça. “Estão usando decisão anterior do Conselho, que vai ter que se manifestar novamente”, defende Juliano Tetto, vice de Gomyde.

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade