PUBLICIDADE

Neymar

Neymar aguentará pressão sofrida por Ronaldo em 98? Compare

30 mai 2014 - 07h58
Compartilhar
Exibir comentários
Ronaldo e Neymar atuaram juntos na despedida do camisa 9 da Seleção Brasileira
Ronaldo e Neymar atuaram juntos na despedida do camisa 9 da Seleção Brasileira
Foto: Getty Images

Ronaldo disse em sabatina da Folha de S.Paulo, na última quinta-feira, que Neymar sofrerá a partir do dia 12 de junho a mesma pressão que ele próprio sentiu pela Seleção Brasileira durante a Copa de 1998. O ex-jogador até fez um bom Mundial naquele ano, mas não conseguiu levantar o título que viria novamente em 2002. E agora com Neymar, qual será o destino?

Aproveitando a declaração, o Terra comparou como estava a carreira e a vida fora de campo de Ronaldo e Neymar ao chegarem às Copas de 1998 e 2014, respectivamente. As coincidências são muitas: da idade parecida, passando pela importância dentro da Seleção e até em namoros com atrizes globais.

Compare:

Idade

Ronaldo era um jovem atacante na Copa de 1998, assim como Neymar é em 2014
Ronaldo era um jovem atacante na Copa de 1998, assim como Neymar é em 2014
Foto: Getty Images

Ronaldo era um jovem atacante na Copa de 1998, assim como Neymar é em 2014 (Fotos: Getty Images)

Neymar disputará a Copa do Mundo de 2014 com uma idade muito próxima a de Ronaldo naquele ano. O atacante do Barcelona completou 22 anos em fevereiro e, em comparação ao amigo em 1998, é apenas seis meses mais velho. Nascido em setembro, Ronaldo disputou o Mundial da França com 21 anos.

Títulos em clubes

Tanto o jovem Ronaldo como Neymar levantaram taças
Tanto o jovem Ronaldo como Neymar levantaram taças
Foto: AFP

Tanto o jovem Ronaldo como Neymar já levantaram taças (Fotos: AFP)

Ronaldo chegou à França com sete títulos relevantes por clubes: Copa do Brasil e Campeonato Mineiro (Cruzeiro); Copa da Holanda (PSV); Supercopa da Espanha, Copa do Rei e Recopa Europeia (Barcelona) e Copa da Uefa (Inter de Milão).

Já Neymar também conquistou sete títulos, seis pelo Santos: Campeonato Paulista (três vezes), Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e Recopa Sul-Americana. Pelo Barcelona o atacante faturou a Supercopa da Espanha.

Experiência na Seleção

Ronaldo pré-1998 e Neymar marcaram o mesmo número de gols: 34
Ronaldo pré-1998 e Neymar marcaram o mesmo número de gols: 34
Foto: Getty Images

Ronaldo pré-1998 e Neymar marcaram o mesmo número de gols: 34 (Fotos: Getty Images)

Ronaldo disputou em 1998 sua segunda Copa do Mundo - mas sequer entrou em campo no título de 1994. Nos anos anteriores havia conquistado a Copa América de 1995 e a Copa das Confederações de 1997 e se consolidou como maior destaque do ciclo. Tinha 34 gols, exatamente o mesmo número de Neymar.

O atacante da atual Seleção, porém, fracassou na Copa América que disputou no período anterior ao Mundial. Mas assim como Ronaldo venceu a Copa das Confederações. Será a sua primeira Copa do Mundo, embora muitos defendam que ele deveria jogar em 2010.

Ambos fracassaram na Seleção olímpica. Neymar ficou com a prata em Londres 2012, enquanto Ronaldo conquistou o bronze em Atlanta 1996. Os dois foram muito criticados pelo resultado.

Papel na Seleção atual

Companheiros de Ronaldo em 1998 eram mais experientes que os de Neymar em 2014
Companheiros de Ronaldo em 1998 eram mais experientes que os de Neymar em 2014
Foto: AFP

Companheiros de Ronaldo em 1998 eram mais experientes que os de Neymar em 2014 (Foto: AFP)

Neymar terá companheiros menos experientes para dividir a pressão em 2014. Apenas Júlio César era titular da Copa de 2010, e Daniel Alves, Maicon, Ramires, Thiago Silva e Fred repetem um Mundial. A Seleção é considerada dependente de seu futebol, tanto que ele é o único a jogar todas as partidas com Felipão.

Ronaldo, por outro lado, teve ao lado uma série de tetracampeões: Taffarel, Cafu, Leonardo, Dunga e Bebeto, para ficar no time titular. Tecnicamente Rivaldo também dividia com Ronaldo a responsabilidade por decidir jogos.

Estrutura física

Ronaldo e Neymar começaram como atacantes franzinos
Ronaldo e Neymar começaram como atacantes franzinos
Foto: AFP

Ronaldo e Neymar começaram como atacantes franzinos (Fotos: AFP)

Neymar ganhou massa muscular no primeiro ano no Barcelona, conforme indicou o preparador físico da Seleção Brasileira Paulo Paixão. Pesa por volta de 65 kg e mede 1,75 m. O corpo franzino contribui para as suas constantes quedas e a fama de cai-cai, mas não existe tanta polêmica sobre sua estrutura física como havia com Ronaldo em 1998.

O atacante deixou o Cruzeiro para jogar no PSV muito franzino, a exemplo de Neymar. Mas a transformação a olho nu e na balança, com 77 kg distribuídos em seu 1,82 m, gerou muitas suspeitas sobre qual tipo de tratamento foi passado a ele na Holanda. Para muitos especialistas, os problemas recorrentes no joelho do ex-jogador tiveram relação com esse ganho muscular.

Respeito internacional

Ronaldo já era duas vezes melhor do mundo antes da Copa de 1998
Ronaldo já era duas vezes melhor do mundo antes da Copa de 1998
Foto: AFP

Ronaldo já era duas vezes melhor do mundo antes da Copa de 1998 (Fotos: AFP)

Ronaldo em 1998 já tinha sido eleito por duas vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa e chegou à Copa do Mundo como maior astro ao lado de Zidane. O atacante já era uma realidade no futebol europeu e não havia questionamentos sobre sua qualidade técnica.

Neymar vivenciou seu primeiro ano no futebol europeu e conviveu com críticas, principalmente por cair muito no chão. Hoje está bem atrás do que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo em prestígio para a Copa do Mundo e houve muitos questionamentos, apesar de inegavelmente ser um dos melhores jogadores do mundo. Ficou em quinto lugar no última eleição da Fifa.

Popularidade

Ronaldo em 1998 já era ícone comercial pelo mundo, mais até que Neymar
Ronaldo em 1998 já era ícone comercial pelo mundo, mais até que Neymar
Foto: YouTube / Reprodução

Ronaldo em 1998 já era ícone comercial pelo mundo, mais até que Neymar (Foto: Reprodução/YouTube)

Neymar é um fenômeno nas redes sociais, com mais de 10 milhões de seguidores no Twitter, e disparado o jogador mais popular da atual Seleção. Seu rosto está nas mais variadas propagandas, tanto que atualmente ele conta com 11 patrocinadores pessoais. Ronaldo também já era um fenômeno do marketing em 1998. Seu contrato com a Nike era o maior de um jogador da época e seu rosto conhecido em todos os lugares do mundo. Por conta do maior tempo na Europa, Ronaldo tinha mais alcance mundial em 1998 do que Neymar em 2014.

Filhos

Apesar de jovem, Neymar é pai do menino Davi Lucca
Apesar de jovem, Neymar é pai do menino Davi Lucca
Foto: AP

Apesar de jovem, Neymar é pai do menino Davi Lucca (Foto: AP)

Ronaldo ainda não era pai quando disputou a Copa de 1998, já que Ronald, seu primogênito, nasceu em 2000. Neymar é pai de Davi Lucca, nascido em agosto de 2011, quando tinha 19 anos. O atacante nunca manteve um relacionamento estável com a mãe Carolina Dantas.

Namoro global

Susana Werner e Bruna Marquezine são namoradas que ganham espaço na telinha
Susana Werner e Bruna Marquezine são namoradas que ganham espaço na telinha
Foto: Getty Images

Susana Werner e Bruna Marquezine são namoradas que ganham espaço na telinha (Fotos: Getty Images)

Uma coincidência marca o Ronaldo de 1998 com o Neymar de 2014: os dois disputam (disputaram) a Copa ao lado de uma estrela global. O ex-jogador na época namorava a atriz Suzana Werner, estrela do seriado Malhação que hoje é mulher do goleiro Júlio César. Bruna Marquezine, atual namorada de Neymar, tem papel destaque na novela Em Família.

Polêmicas

Contratação de Neymar derrubou Sandro Rosell, presidente do Barcelona
Contratação de Neymar derrubou Sandro Rosell, presidente do Barcelona
Foto: AFP

Contratação de Neymar derrubou Sandro Rosell, presidente do Barcelona (Foto: AFP)

Ronaldo se envolveu em menos polêmicas no começo de sua carreira. Mas sua saída do Barcelona deixou marcas. Mesmo idolatrado no clube catalão o jogador entrou em conflito com a diretoria na negociação para renovar contrato e teve um adeus tumultuado a caminho da Inter de Milão.

Curiosamente Neymar teve como maior polêmica em sua carreira uma chegada conturbada ao mesmo Barcelona. Sua saída do Santos deixou marcas a ponto de um desabafo nas redes sociais contra a atual diretoria. Uma investigação da justiça espanhola forçou o presidente do clube, Sandro Rosell, a renunciar.

*Colaborou Danilo Vital, de São Paulo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade