PUBLICIDADE
Logo do Criciúma

Criciúma

Favoritar Time

Após dois anos e meio, Atlético-PR volta à Arena da Baixada

20 jul 2014 - 08h04
Compartilhar
Exibir comentários
Última partida oficial do Atlético-PR na Arena da Baixada aconteceu em dezembro de 2011
Última partida oficial do Atlético-PR na Arena da Baixada aconteceu em dezembro de 2011
Foto: Atlético-PR / Divulgação

Depois de receber quatro jogos da Copa do Mundo, todos válidos pela primeira fase, o Atlético-PR volta a ter uma partida oficial do clube na nova Arena da Baixada. A partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro acontece neste domingo, às 18h30 (de Brasília), contra o Criciúma, com acompanhamento minuto a minuto do Terra.

O confronto, entretanto, será disputado com os portões fechados devido à punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após as cenas de violências entre as torcidas do clube paranaense e do Vasco da Gama, na última rodada da Série A de 2013, nas arquibancadas da Arena Joinville. Além deste, mais três jogos seguem essa mesma linha – os cinco confrontos com distância de 100 km de Curitiba já foram cumpridos. O retorno com a participação da torcida ocorre somente no dia 7 de setembro, diante do Palmeiras.

“Era um momento esperado, mas uma pena que ainda não seja com a torcida. A gente estava querendo isso, jogar dentro de casa, com tranquilidade. Sabemos a força que temos dentro de casa e vamos ambientando com o gramado”, declarou Douglas Coutinho.

Desde que passou a ter o formato de arena, o primeiro do país, em 1999, o Estádio Joaquim Américo Guimarães recebeu 621 partidas do Atlético-PR. Esse número se refere ao período de 1999 e 2011, quando o local recebeu a última partida antes de fechá-la totalmente para a reforma do estádio para o Mundial.

Coutinho quer tranquilidade para Atlético-PR contra Criciúma:

Na ocasião, o clássico Atletiba da última rodada fechou esse ciclo. No dia 4 de dezembro de 2011, o Atlético-PR venceu o Coritiba por 1 a 0 Coritiba, mas não impediu o rebaixamento da equipe para a Série B daquele ano. Em contrapartida, evitou que seu maior rival classificasse para a Copa Libertadores de 2012.

Antes do retorno deste domingo, o clube fez dois jogos-teste no remodelado estádio, a pedido da Fifa, diante do J. Malucelli, no empate por 0 a 0 e que contou com a presença do Adriano “Imperador” em campo, e na derrota por 2 a 1 para o Corinthians. Ambos com capacidade reduzida. No total de partidas na Arena da Baixada, os donos da casa venceram 355 vezes, empataram 204 e foram derrotados 62 vezes.

Boas lembranças

Jogar contra o Criciúma na Arena da Baixada traz boas lembranças para o Atlético-PR. Em dois confrontos, depois do formato arena, o time paranaense aplicou grandes goleadas diante da equipe catarinense.

O primeiro duelo no estádio foi disputado no dia 27 de abril de 2003. Depois de sair atrás do placar, por 2 a 0, o time rubro-negro conseguiu virar para 5 a 2, com gols de Ilan, Juliano, Luciano Santos, Dagoberto e Fernandinho – esse último esteve na Copa do Mundo com a Seleção Brasileira deste ano.

Já no ano seguinte, quando o Atlético-PR acabou com o vice-campeonato na última rodada,a goleada foi histórica. No dia 14 de novembro, a equipe paranaense goleou por 6 a 1, assinalados por Fernandinho, Alan Bahia, Washington (2), Morais e Denis Marques.

Até mesmo em 1996, quando o Estádio Joaquim Américo ainda era “ultrapassado”, uma derrota não deixou a torcida triste. O revés por 2 a 1 para o Criciúma, na oportunidade, rebaixou o Fluminense para a Série B e manteve o tricolor catarinense na elite. Naquele ano, torcedores tricolores invadiram o gramado das Laranjeiras numa partida contra o Atlético-PR e espancaram o goleiro Ricardo Pinto, duas semanas antes.

Time definido

Invicto há seis partidas, com três vitórias e três empates, o Atlético-PR possui 16 pontos e está na sétima colocação. Para o confronto deste domingo, o técnico Doriva não fez mistério e definiu a equipe na sexta-feira.

O ala esquerdo Natanael e o volante Deivid, suspensos na última rodada contra o Flamengo, retornam a equipes nas vagas de Lucas Olaza e Derley, respectivamente. O restante é o mesmo.

Assim, o Atlético-PR vai a campo com: Weverton; Sueliton, Cleberson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, Otávio, Bady e Marcos Guilherme; Douglas Coutinho e Ederson.

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade