PUBLICIDADE
Logo do Cruzeiro

Cruzeiro

Favoritar Time

Com direito a cinegrafista, Mano corrige erros da equipe em treino

9 out 2015 - 20h11
Compartilhar
Exibir comentários

Após uma partida, é comum os jogadores destacarem que a equipe “precisa rever e corrigir os erros”. Pois não é que a comissão técnica do Cruzeiro decidiu levar a ideia para os treinamentos na Toca da Raposa II? Com direito a um cinegrafista, o técnico Mano Menezes comandou um treino nesta sexta-feira que foi gravado pelo analista de desempenho do clube, André Batista, e que, certamente, será visto e revisto pelo comandante cruzeirense.

A estratégia, no entanto, não é inédita e, segundo Mano Menezes, será utilizada com ainda mais constância pela comissão técnica. Para o treinador, as imagens são fundamentais no diálogo com os jogadores e na correção dos erros da equipe.

“Não é a primeira vez que acontece. Vocês verão com muita frequência, porque ter a imagem para, numa conversa com o jogador, aliar às palavras é muito importante. Você fala para ele: “você fez isso, isso e isso”, e ele fala que não. Aí você mostra as imagens. Hoje, na Europa, se usa o drone com muita frequência, para pegar o ângulo de cima e os espaços de movimentação ficam claros. Isso acontecerá com frequência aqui”, destacou.

O departamento de análise de desempenho é um trunfo não apenas na melhoria da performance, mas também no planejamento da próxima temporada. Segundo Mano Menezes, as decisões a serem tomadas pela diretoria ao final do ano serão conduzidas com base nas estatísticas coletadas pela comissão técnica.

“Vamos basear nossas decisões em avaliações mais criteriosas, em scouts mais objetivos, produção na temporada inteira, participação em jogos, custo. O futebol de hoje exige isso e como estamos introduzindo a análise de desempenho aqui, nós estamos elaborando o trabalho que vai influenciar as decisões que precisamos tomar para que os dirigentes possam tomar as decisões mais adequadas para o clube”, observou.

Com o Cruzeiro ainda ameaçado pelo rebaixamento, mesmo estando a seis pontos do Z4, Mano Menezes reforça que, antes de qualquer análise estatística, o planejamento do próximo ano passa principalmente pela colocação do clube celeste ao final do Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada, a Raposa terá um confronto direto contra o Atlético-PR, na quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Arena da Baixada, e precisa de uma vitória para se afastar ainda mais da degola do Brasileirão

“O Cruzeiro não pode se descuidar do momento. Esta é a coisa mais importante que nós temos que fazer, porque isso vai ser a maior de todas as influências na temporada seguinte. Então, temos que cuidar e sair dessa situação”, salientou.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade