PUBLICIDADE

Campeonato Mineiro

Patrocínio Logo do patrocinador

Cruzeiro perde, mas termina na liderança e pega Uberaba

28 mar 2010 - 17h56
(atualizado às 21h53)
Compartilhar

O Cruzeiro entrou em campo sem os principais titulares e com a primeira colocação do Campeonato Mineiro garantida, mas não suportou a pressão do Democrata-GV e deixou Governador Valadares com uma derrota por 3 a 1, de virada. Mesmo assim, ainda termina a primeira fase do Estadual na liderança, enquanto o Democrata fecha em segundo lugar.

Agora, o time de Adilson Batista irá enfrentar na segunda fase o time do Uberaba, que perdeu para o América-MG nesta tarde e terminou a primeira fase na oitava colocação. Já o Democrata-GV encara o Villa Nova-MG, que ficou no empate com o Ipatinga e terminou em sétimo na tabela de classificação.

No gramado, a partida começou muito movimentada. Logo a 1min de jogo, Wanderson disparou forte chute de fora da área, o goleiro Rafael deu rebote e o atacante Eraldo, livre, não conseguiu concluir com precisão. A tendência do jogo parecia a favor do Democrata, que segurava a posse de bola e atacava com mais perigo. Entretanto, em uma jogada inteligente de Bernardo, quem abriu o placar foi o Cruzeiro, aos 5min.

O meia celeste construiu bem jogada no campo ofensivo e tocou para Kieza. Fora da área adversária, o atacante percebeu o espaço que o goleiro Bruno dava e finalizou em chute rasteiro e preciso no canto esquerdo, abrindo o placar para os visitantes. Apesar de construir com mais qualidade suas oportunidades de gol, o Democrata pecava nas conclusões a gol, em especial as de longe.

Com a vantagem no marcador, o Cruzeiro passou a priorizar a marcação, recuando a seu campo de defesa. Vendo que o momento era propício para buscar o empate, o técnico Moacir Júnior adiantou sua equipe, o que fazia com que a bola chegasse com frequência aos pés dos atacantes Ely Thadeu e Eraldo. Porém, ambos demoravam muito até tocarem ou concluírem a gol, facilitando a vida da zaga celeste.

Apesar da pressão, o Cruzeiro melhorou seu ritmo na reta final do primeiro tempo. Inspirado, Bernardo era o principal articulador das jogadas da equipe. Aos 37min, em mais um belo avanço pela direita, ele rolou a bola para o lateral Marcos, que bateu forte e acertou em cheio o travessão de Bruno. Nos acréscimos, quem quase ampliou a vantagem visitante foi Fabrício. Desmarcado, ele arriscou de fora da área, acertando a bola na rede pelo lado de fora.

Para a etapa complementar, o técnico Adílson Batista trocou Fernandinho por Fabrício. Com apenas um minuto do primeiro tempo, um autêntico banho de água fria para os visitantes: após tentar diversas vezes, Alex Santos disparou de fora da área mais uma vez e contou com contribuição do goleiro Rafael, que não chegou com firmeza à bola, permitindo o empate do Democrata.

O gol animou o time da casa, que se animou e partiu pra cima do cada vez mais recuado Cruzeiro. Aos 7min, Ely Thadeu, cara a cara com Rafael, perdeu um "gol feito" para o Democrata. Adílson voltou a modificar sua equipe, trocando Bernardo por Dudu. Na marca dos 16min, Camilo vacilou dentro da área celeste e perdeu a bola para Wanderson, que não perdoou e fez o segundo o Democrata.

Aos 38min, Celinho garantiu a vitória dos donos da casa marcando um golaço. Substituindo Ely Thadeu, o jogador recebeu passe dentro da área e tocou por cobertura na saída do goleiro Rafael, esbanjando categoria e garantindo a vitória do time de Governador Valadares.

Com informações da Gazeta Esportiva.

FICHA TÉCNICA

Democrata 3 x 1 Cruzeiro

Gols
Democrata: Alex Santos, a 1min, Wanderson, aos 16min, e Celinho, aos 38min do segundo tempo

Cruzeiro: Kieza, aos 5min do primeiro tempo
Ponto Forte do Democrata
Mostrou boa saída de bola rápida e não se abalou após sofrer o primeiro gol do Cruzeiro.

Ponto Forte do Cruzeiro
Nenhum. Jogou mal.

Ponto Fraco do Democrata
Perdeu muitos gols e poderia ter feito placar mais elástico que o 3 a 1.

Ponto Fraco do Cruzeiro
Utilizou pouco as laterais, errou muitos passes e ainda contou com falhas do goleiro reserva Rafael.

Personagem do jogo
Wanderson. Fez um gol e foi a principal referência na criação de jogadas do Democrata.

Lance polêmico
No lance do segundo gol, jogador do Democrata-GV estava em impedimento. O árbitro não viu.

Esquema Tático do Democrata-GV
4-4-2
Bruno, Alex Santos, Lúcio, Matheus e Magal; Dudu Araxá, Sandro Manoel, Marcel (Saulo) e Wanderson (Beto); Ely Thadeu (Celinho) e Eraldo. Técnico: Moacir Júnior.

Esquema Tático do Cruzeiro
4-4-2
Rafael, Marcos, Gil, Cláudio Caçapa e Magalhães; Uchoa, Fabrício (Fernandinho), Camilo (Anderson Lessa) e Bernardo (Dudu); Kieza e Wellington Paulista. Técnico: Adilson Batista.

Cartões Amarelos
Democrata: Marcel, Lúcio, Beto

Cruzeiro: Rafael, Wellington Paulista, Magalhães

Árbitro
Alício Pena Júnior

Local
Estádio José Mammoud Abbas, em Governador Valadares-MG

Democrata bateu Cruzeiro em casa e terminou primeira fase na segunda colocação
Democrata bateu Cruzeiro em casa e terminou primeira fase na segunda colocação
Foto: Leonardo Morais/Hoje em Dia / Gazeta Esportiva
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade