PUBLICIDADE
Logo do Cruzeiro

Cruzeiro

Favoritar Time

"Desfigurado" Cruzeiro sofre, mas vira com gol de Joel

Com apenas metade dos atletas campeões brasileiros no ano passado, time celeste saiu atrás, mas venceu Democrata por 2 a 1

1 fev 2015 - 21h26
(atualizado em 2/2/2015 às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Leandro Damião teve boa participação no triunfo cruzeirense</p>
Leandro Damião teve boa participação no triunfo cruzeirense
Foto: Leonardo Marais/Hoje em Dia / Gazeta Press

Sem seis jogadores titulares do time que encantou o Brasil e foi bicampeão nacional no ano passado, o Cruzeiro entrou em campo para enfrentar o Democrata, neste domingo, em Governador Valadares, e sofreu: desentrosado e batalhando contra o péssimo estado do gramado do Estádio Mamudão, saiu perdendo, mas conseguiu a virada no segundo tempo e, com gol do atacante camaronês Joel, estreou com importante vitória por 2 a 1 no Campeonato Mineiro. Veja como foi o jogo em detalhes.

Da equipe que fez a festa com a torcida celeste no fim do ano passado, Egídio (Dnipro-UCR), Lucas Silva (Real Madrid), Éverton Ribeiro (Al-Ahli-EAU), Ricardo Goulart (Guangzhou Evergrande) e Marcelo Moreno (Grêmio) não estão mais à disposição do técnico Marcelo Oliveira. O zagueiro e líder Dedé, machucado, será desfalque pelo menos até agosto.

Assim, o comandante celeste teve de escalar neste domingo onze jogadores que nunca haviam atuado juntos em partidas oficiais, e o desentrosamento falou mais alto. Mesmo com nomes como Fábio, Mayke, Léo, Henrique, Marquinhos, Willian e Leandro Damião em campo, o Cruzeiro teve um primeiro tempo péssimo e foi aos vestiários com desvantagem no placar. Rodrigão fez um golaço para o Democrata.

<p>Gramado do Estádio Mamudão dificultou o trabalho de posse de bola</p>
Gramado do Estádio Mamudão dificultou o trabalho de posse de bola
Foto: Leonardo Marais/Hoje em Dia / Gazeta Press

No segundo tempo, Marcelo Oliveira resolveu mexer, colocou Joel e Neílton no jogo, e a equipe celeste melhorou. Ainda distante do time que dominou o Brasil nos últimos anos, pressionou o Democrata na base da vontade e virou já na parte final da partida, com Henrique e Joel. Leandro Damião teve participação no primeiro gol e também em outras jogadas importantes do jogo.

Com a vitória, o Cruzeiro se igualou a Caldense, Atlético-MG, URT e Vila Nova-MG como únicas equipes a terem vencido na primeira rodada do Campeonato Mineiro. Na próxima rodada, domingo, às 17h (de Brasília), o time celeste encara a Caldense, no Mineirão. Por sua vez, o Democrata duela, no mesmo dia e horário, com o Boa Esporte, em Varginha.

GOLS

Democrata 1 x 0 Cruzeiro – 13min do primeiro tempo - Osvaldir descolou ótimo cruzamento na área, Rodrigão acertou um belo chute de primeira e abriu o placar.

Democrata 1 x 1 Cruzeiro – 28min do segundo tempo - Marquinhos cobrou tiro de canto no primeiro poste, Leandro Damião escorou e Henrique completou.

Democrata 1 x 2 Cruzeiro – 34min do segundo tempo - Joel tabelou com Willian, recebeu na área e bateu cruzado para marcar o segundo.

Democrata + Orkut = Demorkut

Uma faixa imponente e um tanto quanto curiosa chamou a atenção das pessoas que assistiram à partida entre Democrata e Cruzeiro, neste domingo, no Estádio Mamudão. No setor da arquibancada entre a intermediária e a bandeirinha de escanteio do lado aposto ao das cabines de TV, estava estendido um enorme pano com os seguintes dizeres: “torcida Demorkut”, entre dois símbolos do time mandante. O que isso quer dizer?

Pois é: trata-se de uma das torcidas organizadas do Democrata. Ela “surgiu” em 18 de novembro de 2006 e, inicialmente, era apenas uma das inúmeras comunidades do Orkut, site de relacionamentos que foi um dos “precursores” do Facebook. Com o tempo, o projeto que pretendia reunir os fãs do Democrata se desenvolveu e originou a torcida organizada. Mesmo após o Orkut ter sido desativado, no ano passado, o grupo de torcedores segue bastante vivo.

Gramado em 50 tons de verde

O ponto negativo do jogo entre Democrata e Cruzeiro foi o estado do gramado do Estádio Mamudão. Além de visivelmente seco, ele não seguia a mesma coloração e tinha alguns buracos. O terreno de jogo parecia um “mapa”. Verde claro, escuro, marrom, branco, amarelo. Os “tons” de grama eram vários. Para piorar, a bola não rolava tranquilamente. Muito pelo contrário: às vezes andava rápido demais, às vezes ia muito devagar, às vezes pulava, às vezes quicava...

FICHA TÉCNICA

DEMOCRATA-GV 1 X 2 CRUZEIRO

Local: Estádio Mamudão, em Governador Valadares (MG)

Data: 01 de fevereiro de 2015, domingo

Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Igor Júnior Benevenuto (CBF/FMF)

Assistentes: Marconi Helbert Vieira (CBF/FMF) e Ricardo Junio de Souza (CBF/FMF)

Cartões amarelos : (Democrata-GV) Osvaldir, Denilson

DEMOCRATA-GV: Fábio Noronha; Rodrigo Lima, Jadson, Ricardo Duarte e Denilson; Marcel, Júlio César, Osvaldir (Douglas) e Paulinho (Leandro Alves); João Paulo (Hamilton) e Rodrigão

Técnico: Gilmar Estevam

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo e Gilson; Henrique, Eurico (Joel), Marquinhos (Bruno Ramires) e Judivan (Neílton); Willian e Leandro Damião

Técnico: Marcelo Oliveira

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade