PUBLICIDADE
Logo do Atlético-MG

Atlético-MG

Favoritar Time

Histórico mostra leve superioridade atleticana em clássicos

20 set 2014 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

O histórico dos clássicos entre Cruzeiro e Atlético-MG, duelo que será realizado neste domingo, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, tem leve superioridade preto e branca. Desde os primeiros confrontos até agora, o clube alvinegro tem mais vitórias sobre o maior rival e o número de gols marcados também é superior.

Cruzeiro x Atlético: para técnico, Mineirão pode ser decisivo:

O primeiro jogo entre os grandes rivais foi disputado em abril de 1921, e teve vitória celeste: 3 a 0 – na ocasião o mando de campo era atleticano e o Cruzeiro ainda se chamava Palestra Itália. De lá pra cá foram disputados 484 jogos entre competições oficiais e amistosos, tendo 195 vitórias do Atlético-MG, 161 trunfos azuis e 128 empates. O clube preto e branco marcou 74 gols a mais que o Cruzeiro, 690 a 616 tentos, de acordo com levantamento divulgado pelo Atlético-MG.

Pelo Brasileirão, os números se equilibram mais, embora ainda tenha superioridade alvinegra. Em 54 jogos, são 20 vitórias do Atlético-MG, 18 do Cruzeiro e 16 igualdades. O saldo de gols está zero, cada equipe marcou 71 tentos.

Cruzeiro tem números diferentes, mas Atlético-MG segue superior

Na contagem do Cruzeiro, o Atlético-MG ainda segue superior, mas os números azuis são diferentes. A equipe celeste não conta amistosos e pequenos torneios que eram realizados há anos. Os números azuis contam 466 jogos, 18 menos que o Atlético-MG contabiliza. São 160 vitórias do Cruzeiro, 124 empates e 182 triunfos alvinegros. Os celestes fizeram 603 gols e sofreram 655.

<p>Cruzeiro de Marcelo Moreno lidera o Brasileiro</p>
Cruzeiro de Marcelo Moreno lidera o Brasileiro
Foto: André Yanckous/Agif / Gazeta Press

O técnico Marcelo Oliveira, entretanto, acredita que o fator motivacional será o diferencial deste confronto de domingo. “Em relação ao retrospecto, se você não dissesse eu nem lembrava. A gente trabalha com um jogo importantíssimo em função da classificação, do momento, dos três pontos que valem tanto pra um quanto a outro. De fora para dentro já vem uma motivação diferente, produzida pela tradição, rivalidade e comentários sobre o clássico. Vamos por duas frentes, tentar ganhar pelos pontos na tabela, e ganhar um clássico em campo, onde temos um aproveitamento excepcional”, destacou.

Levir acredita em equilíbrio na partida, mas sabe que para o Campeonato Brasileiro seguir emocionante seria fundamental uma vitória do Atlético-MG. “Para o futuro do campeonato seria ótimo, mas é difícil vencê-los, montaram um time que está equilibrado. Mas se a gente espera alguma coisa diferente no campeonato temos de fazer algo diferente. Uma vitória em cima do Cruzeiro, no Brasil, principalmente, pode mudar o rumo do campeonato”, finalizou.

Vale lembrar que em 2014 o Atlético-MG ainda não perdeu para o Cruzeiro. Até agora as equipes se enfrentaram em quatro oportunidades e foram três empates e uma vitória preto e branca.

Veja os gols de Goiás 2 x 3 Atlético-MG pelo Brasileiro:
Fonte: Marcellus Madureira Rodrigues de Oliveira - ME - Especial para o Terra Marcellus Madureira Rodrigues de Oliveira - ME - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade