PUBLICIDADE
Logo do Cruzeiro

Cruzeiro

Favoritar Time

São Paulo desafia Cruzeiro e risco de vice-lanterna com jogo a mais

19 jul 2013 - 20h22
(atualizado às 21h08)
Compartilhar

O São Paulo não vence há nove jogos e acaba de perder o título da Recopa Sul-americana para o Corinthians, porém nada é tão ruim que não possa piorar. O time enfrenta o Cruzeiro às 18h30 (de Brasília) deste sábado, no Morumbi, podendo entrar na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Pior do que isso? Pode terminar o fim de semana na vice-lanterna.

Com um jogo a mais do que a maioria, a equipe de Paulo Autuori já é a penúltima colocada por pontos perdidos - soma oito e entra nesta rodada em 14º -, mas tem o risco de ser ultrapassada, de fato, por cinco concorrentes na parte de baixo da tabela. Já o Cruzeiro, com 12 pontos, almeja mais do que o quarto lugar.

Para enfrentar o adversário melhor colocado, o São Paulo precisa lidar com seus problemas internos. Após o vice-campeonato da Recopa, o goleiro Rogério Ceni e o diretor de futebol, Adalberto Baptista, trocaram declarações polêmicas. O capitão disse que o clube parou no tempo. Como resposta, ouviu que tem estado de cabeça quente, dentre outros motivos, por não estar inteiro física e, consequentemente, tecnicamente.A par da crise fora de campo, Autuori tenta consertar seu time dentro de campo. O que o atrapalha é o tempo escasso. O treinador tem tentado ajeitar tudo na base da conversa, até porque, mais uma vez, a escalação não será repetida. O volante Wellington, expulso na rodada passada, está fora. Por outro lado, o meia Jadson se livrou das dores no tornozelo. O lateral esquerdo Clemente Rodríguez, suspenso na rodada passada do Brasileiro e também na Recopa, é outro que volta.

"Não tem esse negócio de que pior não pode ficar. Estamos em uma situação em que não gostaríamos de estar e que temos que mostrar que não merecemos estar. Não podemos tapar os olhos. A desconfiança e a fala sobre rebaixamento é uma situação natural. As pessoas têm visto a tendência dos últimos jogos. O importante é parar isso", diz Autuori.

Essa fase ruim dos paulistas, no entanto, não ilude o técnico Marcelo Oliveira, que sabe que o Cruzeiro terá muitas dificuldades atuando no Morumbi. O treinador celeste afirma que, se seu time entrar em campo sem motivação e sem tentar impor o ritmo de jogo, pode acabar perdendo pontos importantes no Brasileiro. O objetivo é seguir brigando na parte de cima.

"Sempre tem que ter muito respeito com o São Paulo, pela tradição, pela camisa, pelo elenco que tem. O comando novo acaba motivando e criando novas perspectivas. Nós vamos ter que ir bastante fortes para São Paulo para buscar o resultado que nos interessa que vai nos manter no grupo dos quatro primeiros. Isto é fundamental e vamos nos mobilizar neste sentido", declarou.

Apesar de cobrar respeito ao adversário, o técnico cruzeirense sabe que o momento é o ideal para quebrar um tabu de nove anos sem vencer o São Paulo. A última vitória foi no Brasileirão de 2004 (2 a 1, no Mineirão). Na era dos pontos corridos, o time mineiro duelou contra os paulistas em 20 oportunidades, com 11 derrotas, sete empates e apenas duas vitórias.

Para melhorar esse retrospecto, o Cruzeiro voltará a ter time completo, depois de poupar os titulares na Copa do Brasil. A principal novidade será o meia-atacante Ricardo Goulart, que passa a ocupar a vaga de Diego Souza, negociado com os ucranianos do Metalist. O atacante Luan retorna de suspensão e vai formar o setor ofensivo com o jovem Vinicius Araújo.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO X CRUZEIRO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Data: 20 de julho de 2013, sexta-feira

Horário: 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)

Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Lúcio, Rafael Toloi e Clemente Rodríguez; Rodrigo Caio, Denilson, Jadson e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano

Técnico: Paulo Autuori

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Souza, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Luan e Vinícius Araújo

Técnico: Marcelo Oliveira

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade