PUBLICIDADE
Logo do Cruzeiro

Cruzeiro

Favoritar Time

Vicintin explica dispensa de jogadores e sinaliza reforços “engatilhados”

1 dez 2015 - 21h53
Compartilhar
Exibir comentários

Não era mistério para ninguém de que está terça-feira seria movimentada na Toca da Raposa, no entanto, a realidade acabou até extrapolando as expectativas da imprensa. Ansiosos por uma definição da situação de Mano Menezes junto ao Cruzeiro – o treinador confirmará nesta quarta se realmente aceitará a proposta do Shandong Luneng, da China – os jornalistas acabaram sendo pegos de surpresa com o anúncio das dispensas de Ceará, Charles, Júlio Baptista e Leandro Damião, que tinham contrato se encerrando ao final do ano.

Segundo o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Bruno Vicintin, a saída dos jogadores foi definida em razão da adesão da Raposa ao Profut– programa de refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol. De acordo com o dirigente, a dispensa dos atletas serve para aliviar os gastos com o elenco, tendo em vista o limite salarial estipulado pelo programa.

“As dispensas dos quatro atletas foram decisões difíceis, mas o Cruzeiro aderiu ao Profut e precisa se adequar a uma série de normas. Então, tem que abaixar a folha. E o jeito mais fácil são os contratos acabando. Foi essa decisão”, esclareceu Vicintin.

Dentre os atletas dispensados, o lateral Ceará era um dos que tinha a sua permanência cogitada, tendo em vista o fato de o jogador ter sido titular em 12 dos 15 jogos de Mano Menezes no clube, mantendo, inclusive, um bom nível de atuação. Contudo, estes fatores tiveram que ser colocados em segundo plano devido ao reajuste financeiro que o clube precisa sofrer.

“As quatro decisões foram em conjunto, Mano e direção. Explicamos ao Ceará que não é uma escolha pessoal, nem pelo futebol dele, mas sim financeira. O Cruzeiro não pode ter três laterais-direitos com contrato e salários elevados. Preferimos apostar nos mais novos (Mayke e Fabiano)”, colocou o dirigente, que também falou sobre a saída dos demais jogadores.

“Charles é um jogador muito querido pelo clube, fenomenal, com muitos serviços prestados. O Leandro Damião é um baita profissional, uma pessoa 100%. Tem um imbróglio jurídico com grupo de investimentos e Santos. O Júlio foi muito importante na campanha dos dois brasileiros que ganhamos. Conversamos e ele entendeu”, acrescentou.

Reforços “engatilhados” – Com a reformulação do elenco já acontecendo a todo vapor, Bruno Vicintin reforçou que o clube não mudará o seu planejamento, caso Mano Menezes aceite a proposta do futebol chinês e deixe a Toca da Raposa. O vice-presidente de futebol reforçou que a diretoria manterá as diretrizes traçadas para a contratação de jogadores e adiantou que o Cruzeiro já tem alguns reforços “engatilhados”.

“O clube tem de ter conceitos. Eu e o Thiago (Scuro, diretor de futebol) temos conversado sobre isso. O Mano ficando ou não, vamos manter os conceitos. E vamos contratar jogadores sob esses conceitos.  Vamos contratar pouco e com qualidade. Três a cinco nomes, já temos alguns engatilhados. Vamos passar para vocês em breve”, afirmou.

De acordo com o dirigente cruzeirense, os novos reforços também terão que se adequar a realidade financeira do clube, que ainda contará com o retorno de jogadores emprestados, sendo que alguns deles serão vendidos para que o Cruzeiro reforce seu caixa.  Segundo Vicintin, apenas o meia Elber, que esteve emprestado ao Sport, tem sua volta garantida à Toca da Raposa, enquanto que o volante Souza e o atacante Neílton, que defenderam Bahia e Botafogo na Série B, respectivamente, ainda não tem situação definida.

“O projeto continua do mesmo jeito. As decisões de não renovação foram feitas. As decisões de jogadores que vão subir e os emprestados que serão reutilizados vamos passar em breve. Podemos falar de três jogadores que pensamos em usar. Um com certeza é o Elber. Depois tem dois que discutimos com o Mano que são o Souza e o Neilton. Como fomos pegos de surpresa com a proposta da China, temos de analisar”, salientou.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade