PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Daniel Dias brilha e vai à 1ª final; Clodoaldo e André Brasil avançam

30 ago 2012 - 08h03
(atualizado às 10h51)
Compartilhar

Após um grande resultado conquistado há quatro anos, com 19 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Pequim, a natação brasileira começou bem a disputa da Paralimpíada de Londres. Principais nadadores brasileiros, André Brasil, Daniel Dias e Clodoaldo Silva apresentaram um bom desempenho nas eliminatórias e se classificaram para as finais das provas que disputaram na manhã desta quinta-feira.

O brasileiro é o grande favorito à final dos 50 m livre S5, que será disputada ainda nesta quinta
O brasileiro é o grande favorito à final dos 50 m livre S5, que será disputada ainda nesta quinta
Foto: Buda Mendes/CPB / Divulgação

» Confira 100 fotos da Cerimônia de Abertura da Paralimpíada de Londres

» De bocha a goalball, conheça os esportes dos Jogos Paralímpicos

Nos 50 m livre S5 (para nadadores com limitações físico-motoras), Daniel Dias e Clodoaldo Silva classificaram-se para a final entre os cinco primeiros. Dono de nove medalhas em Pequim, uma delas de prata nessa mesma prova dos 50 m livre S5, Daniel Dias não teve dificuldades para marcar o melhor tempo da eliminatória - 33s02 - e se classificar para a final.

Clodoaldo Silva, campeão paralímpico da prova em Atenas 2004, também teve um bom desempenho, cravou 35s23 e se classificou para final com o quinto tempo. Terceiro brasileiro a disputar a mesma prova, Francisco Avelino fez apenas o 15º tempo - 43s03 - e ficou de fora da final.

O espanhol Sebastian Rodriguez e o americano Roy Perkins fizeram o segundo e terceiro melhores tempos, respectivamente, com 33s80 e 34s16.

Contando com Daniel Dias como grande favorito, a final dos 50 m livre S5 será disputada nesta quinta-feira (30), às 16h24 (de Brasília).

Dono de cinco medalhas paralímpicas, o brasileiro André Brasil fez sua estreia nos Jogos de Londres, na manhã desta quinta-feira, na prova dos 200 m medley SM 10 (para nadadores com limitações físico-motoras). Nadando de maneira muito regular, o brasileiro fez uma boa prova e cravou o terceiro melhor tempo das duas baterias classificatórias - 2min16s25.

Com isso, ele se classificou para a final, que será disputada ainda nesta quinta, às 15h52 (de Brasília). O canadense Benoit Huot classificou-se com o melhor tempo - 2min13s87 -, seguido do sul-africano Paul Kevin, com 2min14s97, recorde africano.

Em Pequim 2008, André conquistou a medalha de prata nessa mesma prova, algo que, na época, ele considerou "um grande feito", já que o nado quatro estilos não é a sua especialidade.

Outros três brasileiros são eliminados

Apesar de Daniel, Clodoaldo e André terem se classificado para as finais de suas provas, três brasileiros não brigarão por medalhas nesta quinta-feira.

Ivanildo Vasconcelos fez apenas o 12º tempo dos 100 m costas S6 (para nadadores com limitações físico-motoras), Italo Pereira e Ronaldo Santos ficaram em 11º e 13º, respectivamente, nos 100 m costas S7 (para nadadores com limitações físico-motoras) e, dessa forma, estão fora das finais, que serão disputadas na tarde desta quinta.

No feminino, Joana Silva é a única a se classificar

A potiguar Joana Maria Silva, dona de quatro medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de 2011, foi a única brasileira se classificar para uma final da natação, neste primeiro dia de competições.

Com o 3º melhor tempo da classificatória - 38s73 -, ela avançou e brigará por uma medalha na prova dos 50 m livre S5. A ucraniana Nataliia Prologaieva cravou 36s43 e fez o melhor tempo, seguida da espanhola Tersa Perales, que ficou em segundo, com 37s06.

Por outro lado, outras duas brasileiras foram eliminadas e não disputarão finais nesta quinta-feira. Enquanto nos 400 m livre S12 (para nadadores com deficiência visual), Raquel Viel anotou apenas o 12º tempo, nos 100 m costas S7 (para nadadores com deficiências físico-motoras), Susana Ribeiro ficou em 15ª.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade