PUBLICIDADE

De novo eles! Terceiro título do Miami Heat consagra o "Big Three" na NBA

21 jun 2013 - 01h13
(atualizado às 06h35)
Compartilhar

De forma heroica, o Miami Heat conquistou o seu terceiro título da NBA, o segundo seguido. Após derrotar o Oklahoma City Thunder na final em 2012, a franquia da Flórida desta vez impôs o vice-campeonato ao San Antonio Spurs após fechar a série no sétimo jogo da decisão.

A conquista veio com bravura, uma vez que o Miami esteve muito próximo da eliminação no jogo seis, na última terça-feira, quando operou uma virada sensacional e, na prorrogação, conseguiu levar a decisão para o sétimo jogo. O título é também o terceiro na história da franquia.

Em 2006, o Miami Heat conquistou pela primeira vez o troféu da NBA. Comandado pelo ala-armador Dwyane Wade, que foi o cestinha da equipe, e pelo pivô Shaquille O'Neal, segundo melhor pontuador e que à época tinha 33 anos, o time da Flórida bateu o Dallas Mavericks na série final da liga para conquistar o título inédito.

Daquele grupo campeão em 2006, restaram apenas dois jogadores no elenco atual: Dwyane Wade e Udonis Haslem. Mas nos últimos dois títulos, o recém-conquistado e o da temporada passada, o Heat contou com um elemento importantíssimo: o "Big Three", formado pelo próprio Wade, por Chris Bosh e por LeBron James.

Os três jogadores são a engrenagem do Miami em quadra, especialmente LeBron James, que não à toa foi MVP da temporada em ambas as conquistas. Os outros dois atros tiveram altos e baixos no campeonato - ambos conviveram com lesões. Contudo, Wade se reergueu nos jogos finais, enquanto Chris Bosh seguiu sendo o mais discreto do trio, mas cumprindo um importante papel defensivo - aplicou tocos pontuais na virada do Heat no jogo seis da decisão, por exemplo.

O trio ainda impulsionou o Heat a um recorde na temporada regular. A equipe percorreu 27 jogos sem saber o que é perder - marca que só não supera à do Lakers de 1971-72, com 33 vitórias seguidas - e ainda avançaram aos playoffs com a melhor campnha geral (80,5% de aproveitamento).

Desde que o "Big Three" foi formado, em 2010, o Heat ainda não ficou fora de nenhuma final da NBA. Na temporada de estreia dos três, foram derrotados para o Dallas Mavericks no sexto jogo da final (4 a 2). No ano passado, contudo, veio a primeira glória da trinca de astros , seguida por mais uma neste ano.

A importância dos três fica evidente quando se analisa os números. O trio foi responsável por cerca de 55% dos pontos do Miami Heat nestes playoffs. Ainda é importante lembrar que eles superaram um outro trio badalado da NBA na final: Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili, que juntos já conquistaram três títulos à frente do San Antonio Spurs.

O "Big Three" do Heat, campeão da NBA: LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh (Fotos: AFP)

A artilharia pesada no banco de reservas do Heat

O técnico do Miami Heat, Erik Spoelstra, não tem apenas o "Big Three" como trunfo na NBA. As apresentações do Heat também ficaram marcadas por um jogador recém-chegado à franquia, mas que entrava dando conta do recado durante os jogos. Trata-se do veterano Ray Allen, de 37 anos, que conquistou seu segundo título na carreira - havia sido campeão em 2008 com o Boston.

Reserva no Heat, o jogador sempre entrava no decorrer dos jogos e ajudava de forma decisiva com o arremesso de três pontos afiado. Allen, inclusive, era o recordista de bolas de três em uma única série de playoff, mas perdeu o trono para Danny Green, do Spurs, nestas finais.

Em sua primeira temporada com o Miami Heat, Ray Allen foi decisivo e o San Antonio Spurs sofreu com o poderio do veterano nesta série final. No sexto jogo, quando tudo indicava uma vitória do Spurs nos segundos finais, o ala-armador acertou uma bola de três milagrosa e levou a partida para a prorrogação - vencida pelo Heat.

- Foram anos de estudo para acertar bolas como essa. Vai ser um arremesso que vou lembrar por muito tempo. Já fiz várias cestas difíceis na minha carreira, mas essa está entre as mais importantes por conta do contexto - revelou Allen, que teve média de mais de dez pontos por jogo nestes playoffs.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
TAGS
Publicidade